26/01/2024
CCS
A Fiocruz Piauí promove, no dia 30 de janeiro, a 1ª Confluência de travestis e transgêneres - interseccionadas na saúde mental, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. O encontro ocorre no Auditório Leste da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, na cidade de Parnaíba (PI), das 8h às 17h. O evento visa debater o acesso a um SUS qualificado para acolher a população não cisgênera.
O encontro marca a realização da roda de conversa Narrativas Travestis: abrindo caminho com navalhas ancestrais, comandada por uma das pioneiras do ativismo travesti e trans no Brasil, Jovanna Baby. As mesas e rodas A importância da cis aliança no acesso aos direitos a saúde da população trans e Tenda de vivencias trans e travestis completam a programação.
As atividades contarão com a participação do cofundador do Acolhe Trans e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Vladimir Félix; da pesquisadora da Fiocruz Piauí e integrante do Fórum Internacional de Travestis e Transexuais negras e negros, Jessyka Rodrigues; da atriz e mestranda da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Petra Roque; e da palestrante e integrante do Acolhe Trans, Paloma Andrade.
O evento contará ainda com a entrega do Prêmio Monique Santos: Saúde, Cidadania e Direitos Humanos, que busca premiar pessoas travestis e trans que se destacaram em ações, luta e resistência junto e para este segmento da população.