29/06/2023
Anne Clinio (VPEIC)
A Fiocruz participou nesta quarta-feira, dia 26 de junho, do lançamento on-line da Rede Brasileira de Reprodutibilidade, uma iniciativa multidisciplinar que reúne instituições, grupos e indivíduos comprometidos em aprimorar práticas em diferentes áreas da ciência e fomentar o debate sobre reprodutibilidade em pesquisa.
Como membro fundador, a Fiocruz irá atuar para catalisar projetos, ações educacionais e ativismo para melhorar o processo científico por meio do rigor metodológico, colaboração e transparência. A sua primeira ação no âmbito da rede é o apoio na realização da Pesquisa Global sobre Ciência Aberta – Redes de Reprodutibilidade, coordenada por Olavo Amaral, professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
A representação da Fiocruz na Rede Brasileira de Reprodutibilidade é realizada pela Coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação, Vanessa Jorge, e pela Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) Carmem Penido.