Início do conteúdo

Gravidez na Adolescência: entre fatos e estereótipos

LIVRO | Gravidez na Adolescência: entre fatos e estereótipos

Autora: Aline de Carvalho Martins

Compreender, a partir de abordagem respeitosa, os elementos que cercam o fenômeno da gestação adolescente no Brasil, desvinculando o tema de discursos moralizantes ou que culpabilizem as mulheres. É com esse intuito que a Editora Fiocruz lança Gravidez na Adolescência: entre fatos e estereótipos, livro que integra a coleção Temas em Saúde.

Escrito pela assistente social Aline de Carvalho Martins, o título articula a questão da gravidez na adolescência aos processos históricos e aos direitos humanos e reprodutivos, tratando o assunto de forma multicausal e complexa.

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou clique aqui para assistir.

A autora contempla a discussão de diversos aspectos, como as taxas históricas de gravidez desse público, o momento e o contexto tidos como socialmente adequados para a maternidade, os discursos sobre a moralidade e o corpo feminino, o impacto da política social na promoção e garantia de espaços igualitários para as mulheres, entre outros.

As responsabilidades dos homens também são discutidas ao longo do volume. Martins reflete que o tema da gravidez na adolescência no Brasil vem sendo sistematicamente abordado através de uma série de moralizações, incluindo a invisibilização do homem e a culpabilização apenas da mulher pelo fenômeno. Segundo ela, é necessário refletir, ao longo desse processo, sobre a questão de gênero que se expressa primordialmente na responsabilização da adolescente grávida.

Em cinco capítulos, o título reforça a importância das políticas sociais para a diminuição desse fenômeno e também para minimizar o impacto da gestação no futuro de suas mães. "A ausência da proteção social contribui para que o fenômeno continue a se constituir como 'crônica de uma tragédia anunciada' e para o obscurecimento da violação dos direitos enfrentados pelas adolescentes pobres cotidianamente", alerta a autora. 

As referências bibliográficas e os materiais sugeridos no final do livro são indicados para a utilização de profissionais, professores, famílias e dos próprios adolescentes. "São documentários, filmes e curtas-metragens que podem ser utilizados como instrumentos de diálogo. Esperamos poder estimular entendimentos mais ampliados e práticas horizontais e menos moralistas", finaliza Martins.    

Sobre a autora
Mestre e doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Aline de Carvalho Martins trabalha como tecnologista pleno em saúde pública da Fiocruz. É especialista em Controle de Riscos e Agravos à Saúde do Recém-Nascido pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e especialista em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
A obra é a décima publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Gravidez na Adolescência foi uma das aprovadas.

R$ 15,00 (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 161 páginas

Comprar na Livraria Virtual (impresso)

 

Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2021
ISBN (impresso): 978-65-5708-043-6
eISBN (digital): 978-65-5708-118-1

Apresentação
1. Gravidez na Adolescência: um processo que ultrapassa a escolha individual
2. Adolescência: mais que um acúmulo de idade, uma experiência de vida
3. Repercussões e Indicadores da Gravidez na Adolescência
4. Desafios e Instrumentos para o Trabalho Profissional com Adolescentes
5. Gravidez Adolescente e Condições de Vida das Mulheres     
Referências
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Back to the topBack