Início do conteúdo

Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC)

Destaque de pessoa com uniforme de serviços médicos anotando em uma prancheta

A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica reúne grupos de pesquisa da Fiocruz com o objetivo de fortalecer o papel estratégico dessa atividade na instituição. E, com isso, buscar a superação da vulnerabilidade tecnológica nacional, contribuindo para o alcance de autonomia, suficiência e racionalidade dos processos e produtos acessíveis ao cuidado da saúde da população brasileira.

A rede foi constituída em novembro de 2012 e formalizada por meio da portaria 907/2012-PR. São seus objetivos específicos:

  • Estabelecer fórum de análise de situação e prioridades, participando da Gestão de Política Nacional de Tecnologia em Saúde, em parceria com a Rede Brasileira de Tecnologias em Saúde e a Rede Nacional de Pesquisa Clínica.
  • Fortalecer e expandir a competência tecnológica, regulatória e profissional de pesquisa clínica na Fiocruz.
  • Intensificar e formalizar parcerias internas e externas, nacionais e internacionais.
  • Ampliar a formação profissional multidisciplinar e a capacitação técnico-científica em pesquisa clínica.
  • Fomentar o debate e aumentar a participação da Fiocruz na definição de diretrizes nacionais relacionadas à bioética e à pesquisa envolvendo seres humanos.

A RFPC é composta pelos grupos de pesquisa clínica da Fiocruz, Secretária Executiva e suplente, Comitê Gestor e Comunidades de Prática. Os grupos de pesquisa clínica que atuam nas unidades técnico-científicas da Fiocruz participam da rede através das Comunidades de Prática, que abrangem as seguintes áreas transversais da pesquisa clínica:

  • Planejamento e coordenação de projetos;
  • Assuntos regulatórios e bioética;
  • Qualidade e aperfeiçoamento de profissionais em pesquisa clínica;
  • Gerenciamento e análise de dados;
  • Monitoramento externo de dados de segurança de estudos clínicos.

Estrutura da Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica

As Comunidades de Prática têm como objetivos a integração das competências em pesquisa clínica entre os Grupos de Pesquisa da Rede; consultoria em pesquisa clínica nas áreas de interesse dos grupos de pesquisa; produção, sistematização e difusão dos conhecimentos voltados à melhoria da qualidade da pesquisa; definição, de prioridades a serem encaminhadas para abertura de editais relativos à pesquisa clínica e formação de parcerias internas e externas, nacionais e internacionais.

Você pode acompanhar as notícias publicadas pela RFPC na rede social. Facebook (RFPC Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar