Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Painel Saúde Fiocruz é finalista no desafio mundial ‘Solve MIT 2022’


16/11/2022

Isabela Schincariol (Campus Virtual/Fiocruz)

Compartilhar:

O projeto Painel da Atenção Primária à Saúde da Fiocruz é um dos 12 finalistas entre 315 soluções concorrentes do Programa Solve MIT (Massachusetts Institute of Technology), oferecido em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates. A iniciativa global anual busca soluções promissoras para resolver desafios mundiais prementes, e é a primeira vez que um time brasileiro na área da saúde é selecionado. O Painel Fiocruz foi selecionado na categoria "Desafio: Novos métodos para a melhoria de desempenho da APS". O resultado final será divulgado ainda no mês de novembro. 

A pergunta balizadora da edição foi: Como usar métodos não convencionais para medir a melhoria do desempenho da atenção primária à saúde em países de baixa e média renda? A Fiocruz concorreu com a solução "Painel Saúde Fiocruz", um software que fornece um dashboard com as informações que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) precisam para melhor organizar o agendamento e priorização dos atendimentos.

O desenvolvimento deste software livre contou com a colaboração de profissionais do Campus Virtual Fiocruz e está depositado em nosso repositório Educare como um recurso educacional aberto (REA). O coordenador da iniciativa é o pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, ligado ao Instituto Gonçalo Moniz (Cidacs/Fiocruz Bahia), Vinícius Oliveira. O desenvolvimento do software e a pesquisa de campo foram parcialmente executados como atividade do Projeto Monitoramento e Avaliação das ações estratégicas dos Programas de Provimento e Formação em Saúde do Ministério da Saúde (TED 09/2018) com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. 

Painel Saúde Fiocruz

Raramente os profissionais de saúde têm à mão uma planilha organizada para a visão consolidada e clara sobre seu atendimento diário na prestação de cuidados continuados à população a que se destinam. Pensando em facilitar e potencializar o acompanhamento cotidiano sobre o que está acontecendo com essa população pela qual são responsáveis, os pesquisadores desenvolveram uma solução para integrar tais informações e oferecer um feedback diário a esses profissionais. 

Para a coautora do software e coordenadora de pesquisa do projeto (experiência do usuário e tradução do conhecimento), Renata David, tanto os profissionais de saúde como os gestores enfrentam enormes obstáculos na priorização da logística de recursos, o que prejudica a integração, a coordenação e a continuidade longitudinal do cuidado, fragilizando a sua qualidade. 

"Uma mulher grávida pode faltar a uma consulta ou esquecer de levar os resultados do teste de sífilis ou HIV na consulta de rotina. Um homem idoso com hipertensão e diabetes pode interromper seu acompanhamento mensal, o que favorece a descontinuidade do tratamento, o surgimento de agravos e aumento de morbidade. Tais exemplos representam desafios diários para os profissionais de saúde da linha de frente, bem como para os formuladores de políticas no planejamento de intervenções individuais e comunitárias que possam melhorar a saúde das populações", justificou ela. 

Durante alguns anos, Renata — que é fisioterapeuta e pesquisadora em saúde pública — trabalhou na Atenção Primária à Saúde e vivenciou na prática as dificuldades e estratégias utilizadas pelos profissionais para acompanhar o que está acontecendo com toda a população que assiste, como, por exemplo, os tradicionais caderninhos de anotação. "Geralmente, as informações não são integradas e acessíveis, mas essa realidade pode ser mudada se eles puderem ver os dados que produzem apresentados em um formato amigável, projetado para apoiar a tomada de decisões e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde", explicou ela, apontando ainda que com esse software os profissionais da ponta e gestores podem "analisar e entender melhor quais de seus pacientes precisam de mais atenção e o ponto do cuidado em saúde que foi perdido: uma visita, um exame laboratorial, um medicamento ou apenas um acompanhamento de rotina. 

Campus Virtual Fiocruz destaca adaptação do Painel às necessidades locais

Conheça o desafio MIT Solve no site do Campus Virtual Fiocruz

Voltar ao topoVoltar