Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cristo Redentor ganha iluminação especial em homenagem ao centenário do IFF/Fiocruz


26/04/2024

Mayra Malavé e Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O monumento ao Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, foi iluminado na noite desta quinta-feira (25/4) para celebrar os 100 anos do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Com a presença de autoridades e profissionais do Instituto e da Fundação Oswaldo Cruz, o monumento se uniu ao IFF/Fiocruz para celebrar essa renomada trajetória dedicada ao cuidado e bem-estar dos pacientes e seus familiares, fazendo a diferença na saúde pública brasileira. Assim como o Cristo Redentor, o Instituto está de braços abertos para seguir com a sua importante e necessária missão de promover saúde para mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

 

 

 

 

Padre Ramon Nascimento conduziu a cerimônia da iluminação ao monumento. Foto: Peter Ilicciev (Fiocruz)
 

Antes da iluminação aconteceu uma cerimônia na capela Nossa Senhora Aparecida, localizada dentro do monumento. Pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o Padre Ramon Nascimento saudou os presentes e, na sequência, o diretor do Instituto, Antônio Flávio Meirelles, e o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, agradeceram a oportunidade de celebrar a relevância do IFF/Fiocruz para a vida dos brasileiros. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles. Foto: Peter Ilicciev (Fiocruz)

“Nosso agradecimento a todas e todos que fazem parte da nossa história. Somos patrimônio do SUS, do Rio de Janeiro, do povo brasileiro. Vida longa ao IFF/Fiocruz!”, comemorou Antônio Flávio Meirelles. “É um trabalho muito bonito que o Instituto faz, é dedicação pela vida”, destacou Mario Moreira.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira. Foto: Peter Ilicciev (Fiocruz)

Parceria inédita
O evento também serviu de encontro para celebrar a parceria inédita e significativa entre o Instituto e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que visa levar mais informação e orientação no que diz respeito à saúde materno-infantil para mulheres assistidas pelos programas sociais do Santuário, entre eles o Projeto SER Mulher, que tem como principal objetivo reabilitar mulheres em vulnerabilidade social. O projeto acolhe e presta atendimento assistencial a gestantes, em situação de risco social e/ou emocional, através de orientação em cuidado com a saúde materno-infantil.

Para que essa parceria se efetivasse, foi firmado um cronograma anual entre as duas instituições, com oficinas quinzenais gratuitas com profissionais do IFF/Fiocruz, destinadas ao público-alvo para o “Ser Mulher Gestante”, em temas sugeridos pela ONG.

“O Ser Mulher Gestante, que há mais de uma década acolhe e assiste mulheres grávidas em cenários desafiadores, encontra no IFF/Fiocruz um aliado de peso para expandir seus horizontes de cuidado e suporte. Essa parceria é mais do que uma colaboração institucional, é uma oportunidade de oferecer um atendimento de qualidade para gestantes que tanto necessitam”, destaca Silvia Gonzaga, coordenadora do Cristo Sustentável, setor responsável pelas ações sociais do Santuário.

Neste ano centenário, o IFF/Fiocruz celebra não apenas suas conquistas passadas, mas também reafirma seu compromisso com a promoção da saúde materno-infantil e com a construção de um futuro mais justo e saudável para todas as crianças, adolescentes e mulheres brasileiras.

Clique aqui para saber mais sobre a história do Instituto centenário e confira a linha do tempo com alguns de seus principais marcos.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar