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Gestão da qualidade

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A Coordenação da Qualidade (CQuali), por meio da interlocução com as unidades da Fiocruz, trabalha no aprimoramento das práticas e processos institucionais, segundo normas e regulamentos nacionais e internacionais de gestão da qualidade. Além disso, é signatária do Modelo de Excelência na Gestão Pública (MEGP), preconizado pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos, através do uso de instrumentos e abordagens gerenciais e da fixação de parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade da gestão pública, da capacidade de atendimento ao cidadão e da eficiência e eficácia dos atos da administração pública federal.

Desde 2010, a CQuali está alocada na Presidência da Fiocruz, decisão essa de teor político-estratégico que demonstrou o compromisso institucional com o fortalecimento da cultura da excelência na Fundação. O Sistema de Gestão da Qualidade Fiocruz é estabelecido, implementado e mantido no âmbito da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), por meio da Coordenação da Qualidade da Fiocruz, que exerce a Secretaria Executiva do Comitê Gestor. O Comitê Gestor do Programa de Gestão da Qualidade da Fiocruz tem a responsabilidade de propor diretrizes para o acompanhamento dos Sistemas Locais de Gestão da Qualidade da Fiocruz, apoiando a sua implementação.

Como orientador deste processo está a Política da Qualidade Fiocruz, que expressa o escopo e as diretrizes do Sistema de Gestão da Qualidade na instituição.

O resultado desse trabalho é a consolidação gradual de uma cultura de excelência, com foco no cidadão-usuário e na adoção de boas práticas corporativas em conformidade com a missão, a visão, os valores e os planos institucionais.

 

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