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Ouvidoria

A Ouvidoria recebe reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados aos serviços prestados pela Fiocruz.

Conheça o Guia de perguntas e respostas.

Nossa principal atribuição é examinar e encaminhar às áreas competentes as manifestações do cidadão sobre o atendimento prestado pela Fundação. Propomos, sempre que necessário, a adoção de medidas corretivas e preventivas, com o objetivo de elevar o grau de satisfação do usuário.

Além do formulário abaixo, você pode falar pessoalmente com a Ouvidoria. Neste caso, agende entrevista pelo telefone (21) 3885-1762 e dirija-se ao seguinte endereço:

Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos,
Rio de Janeiro, RJ - CEP: 21040-900
Horário de atendimento: das 9h às 17h

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Quando recorrer à Ouvidoria

Cada unidade da Fiocruz dispõe de estrutura capaz de proporcionar respostas e soluções às reclamações e sugestões que lhe forem dirigidas. Assim, em primeiro lugar, você pode procurar diretamente a própria unidade responsável pelo serviço.

A Ouvidoria deve ser acionada, preferencialmente, quando você não tiver conseguido atendimento que considere adequado ou satisfatório na própria unidade da Fiocruz encarregada do serviço. Procure a Ouvidoria para fazer:

Denúncia: Relato de irregularidades ou indícios destas na administração. São demandas que indicam o descumprimento de obrigações ou deveres da instituição e desvios de conduta ética ou moral, que, por contrariar dispositivos legais, merecem apuração

Elogio: Satisfação, demonstração de apreço e reconhecimento por atendimento prestado por um serviço e/ou trabalhador da Fiocruz.

Reclamação: Demonstra a insatisfação individual ou coletiva quanto a procedimentos ou ações da instituição, fundamentadas ou não, que, mesmo não contrariando os dispositivos legais, desagradam aos usuários. Merecem levantamento das ações que as motivam.

Sugestão: Propostas do cidadão com o objetivo de aperfeiçoar ações e procedimentos ou sugerir modificação de normas e políticas.Ou seja: para melhorar os serviços da Fundação.

Ao encaminhar sua manifestação para a Ouvidoria, o cidadão receberá resposta em até dez dias. Eventuais demandas mais complexas e que necessitem de um prazo maior para a resposta serão analisadas, e o novo período necessário será comunicado ao solicitante.

Quando você solicitar sigilo, a Ouvidoria entenderá que não deseja que seus dados de identificação sejam divulgados para a unidade em questão. Nesse caso, a Ouvidoria encaminhará para apreciação do setor competente apenas o conteúdo de sua mensagem. Portanto é importante que você não inclua dados de identificação no texto da mensagem, como telefone, número de prontuário, identidade e CPF, e não assine ao final.

A missão da Ouvidoria Fiocruz é atuar como canal isento e ético na interlocução da Fundação com a sociedade, visando ao aprimoramento institucional e à ampliação da gestão participativa e do controle social.

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