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Ouvidoria

A Ouvidoria recebe reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados aos serviços prestados pela Fiocruz.

Conheça o Guia de perguntas e respostas.

Nossa principal atribuição é examinar e encaminhar às áreas competentes as manifestações do cidadão sobre o atendimento prestado pela Fundação. Propomos, sempre que necessário, a adoção de medidas corretivas e preventivas, com o objetivo de elevar o grau de satisfação do usuário.

Além do formulário abaixo, você pode falar pessoalmente com a Ouvidoria. Neste caso, agende entrevista pelo telefone (21) 3885-1762 e dirija-se ao seguinte endereço:

Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos,
Rio de Janeiro, RJ - CEP: 21040-900
Horário de atendimento: das 9h às 17h

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O Fale Conosco é o canal que esclarece dúvidas e fornece informações sobre os serviços da Fundação.

Acesse o formulário aqui

Quando recorrer à Ouvidoria

Cada unidade da Fiocruz dispõe de estrutura capaz de proporcionar respostas e soluções às reclamações e sugestões que lhe forem dirigidas. Assim, em primeiro lugar, você pode procurar diretamente a própria unidade responsável pelo serviço.

A Ouvidoria deve ser acionada, preferencialmente, quando você não tiver conseguido atendimento que considere adequado ou satisfatório na própria unidade da Fiocruz encarregada do serviço. Procure a Ouvidoria para fazer:

Denúncia: Relato de irregularidades ou indícios destas na administração. São demandas que indicam o descumprimento de obrigações ou deveres da instituição e desvios de conduta ética ou moral, que, por contrariar dispositivos legais, merecem apuração

Elogio: Satisfação, demonstração de apreço e reconhecimento por atendimento prestado por um serviço e/ou trabalhador da Fiocruz.

Reclamação: Demonstra a insatisfação individual ou coletiva quanto a procedimentos ou ações da instituição, fundamentadas ou não, que, mesmo não contrariando os dispositivos legais, desagradam aos usuários. Merecem levantamento das ações que as motivam.

Sugestão: Propostas do cidadão com o objetivo de aperfeiçoar ações e procedimentos ou sugerir modificação de normas e políticas.Ou seja: para melhorar os serviços da Fundação.

Ao encaminhar sua manifestação para a Ouvidoria, o cidadão receberá resposta em até dez dias. Eventuais demandas mais complexas e que necessitem de um prazo maior para a resposta serão analisadas, e o novo período necessário será comunicado ao solicitante.

Quando você solicitar sigilo, a Ouvidoria entenderá que não deseja que seus dados de identificação sejam divulgados para a unidade em questão. Nesse caso, a Ouvidoria encaminhará para apreciação do setor competente apenas o conteúdo de sua mensagem. Portanto é importante que você não inclua dados de identificação no texto da mensagem, como telefone, número de prontuário, identidade e CPF, e não assine ao final.

A missão da Ouvidoria Fiocruz é atuar como canal isento e ético na interlocução da Fundação com a sociedade, visando ao aprimoramento institucional e à ampliação da gestão participativa e do controle social.

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Marcha em Defesa do SUS, da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional. Manifestações populares e cartazes em prol do Sistema Único de Saúde. Este mosaico traz imagens de atividades espontâneas da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), assim como da programação oficial, em diálogos temáticos, grupos de trabalho e plenárias. Confira alguns momentos da 15ª CNS, realizada de 1º a 4 de dezembro, em Brasília (DF), com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro".


Clique para ampliar
  • Parte do público, em evento da 15ª CNS
  • Parte de faixa na 15ª CNS
  • Mesa de diálogo temático, na 15ª CNS
  • Auditório em mesa da 15ª Conferência Nacional de Saúde,  com cartaz escrito "Ocupação educadora"
  • Pequena índia, em close da exposição da Fiocruz, na 15ª CNS: Pelos caminhos do SUS
  • Imagem de cartaz, escrito Movimento Popular da Saúde
  • Parte da imagem da exposição sobre o SUS, escrito Caminhos
  • Fotografia dos delegados da 15ª CNS em sala de diálogo temático
  • Detalhe de banner na tenda Paulo Freire, na 15ª CNS
  • Cruz no gramado à entrada da 15ª CNS
  • Parte de cartaz, escrito "visão holística"
  • Close do rosto da presidente, em discurso na 15ª CNS
  • Parte de cartaz, escrito SUS
  • Trecho de poética para Marcha das Margaridas, sobre mulheres do campo
  • Mosaico de palavras como saúde, participação social e universal
  • Imagem de materiais diferentes, incluindo garrafa e guarda-chuva colorido
  • Ministro da Saúde em mesa da 15ª CNS
  • Faixa com dizeres Marcha da Saúde em Defesa do SUS
  • Parte do cartaz, escrito educaçao popular em saúde
  • Foto da delegação do Amapá na 15ª CNS
  • Apresentação de música na 15ª Conferência Nacional de Saúde
  • Vista superior do auditório na Conferência Nacional de Saúde
  • Pessoa segurando cartaz, aparecendo escrito "em defesa do SUS"
  • SUS 100% público