17/10/2014
Fonte: Fiocruz Bahia
A Fiocruz Bahia, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), realiza, no período de 4 a 6 de novembro, o 1º Seminário de Tecnologias Sociais: Biodiversidade, Inovação e Saúde. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas até 31 de outubro de 2014.
O evento tem o objetivo de ampliar a interação e o debate social em torno da temática das tecnologias sociais, a partir da participação de especialistas, de gestores públicos e de representantes da sociedade civil organizada em atuação nos campos da saúde, cultura, comunicação e inovação.
A programação combina o debate conceitual através de duas mesas redondas: Biodiversidade e Proteção aos Conhecimentos Tradicionais Associados e Tecnologias Sociais, Inovação e Saúde, com os relatos de experiências que destacam as atividades, ações e projetos de atores engajados nas dinâmicas das tecnologias sociais nas instituições e em seus territórios.
Para contemplar as diversas dimensões do debate sobre tecnologia social, o seminário contará com a participação de Angela Maria da Silva Gomes, doutora em Geografia e Membro do Conselho Nacional de Política de Igualdade Racial, que fará a conferência de abertura, e de Renato Dagnino, Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, além de outros estudiosos do tema. Estes compartilham a mesa com representantes de povos tradicionais: quilombolas; terreiros e indígenas, a exemplo de Cacique Ramon Souza Santos, do Conselho Estadual de Povos Indígenas, e de Ana Placidino, Coordenadora Nacional da Rede Kôdya, entre outros.
Com tradição no debate sobre tecnologias sociais, a Fiocruz terá três representantes no Seminário. José Leonídio Madureira, da Coordenadoria de Cooperação Social, Joseane Costa, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, e Adriano de Lavor, da Revista Radis já confirmaram presença.
Mais em outros sítios da Fiocruz