Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo site aborda relações entre nanotecnologia, nanomateriais e saúde


16/05/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Interessados em obter informações sobre nanotecnologia já tem um local para pesquisa. A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) acaba de lançar seu mais novo site, o Nanosaúde. O espaço é dedicado às relações entre saúde, nanotecnologias e nanomateriais, com ênfase nas aplicações em alimentos, biocombustíveis, medicamentos, cosméticos e outros produtos ligados à saúde, e dos riscos e implicações das nanotecnologias para o meio ambiente e a sociedade. Segundo o pesquisador William Waissmann, o local é dedicado ao público de diversas áreas. "O sítio é voltado para divulgação e contém matérias e links abrangentes, dirigido à população em geral, estudantes e pesquisadores, de áreas diversas", disse. Para conhecer o Nanosaúde, basta acessar http://nanosaude.ensp.fiocruz.br/.

Os artigos disponíveis no site estão organizados no menu em dois temas: "aplicações de nanotecnologias" e "riscos e impactos". Na biblioteca, estão artigos científicos publicados em importantes periódicos, como o “El Sevier Journal” e “ Out of the laboratory and on to our plates”, do grupo Friends of the Earth. Lá também estão os vídeos do 7° Seminário Internacional de Nanotecnologia, ocorrido em novembro de 2010, no Rio de Janeiro. Ainda na biblioteca, existem links de instituições, grupos e agências que realizam estudos na área da nanotecnologia, como o Laboratório Interdisciplinar de Desenvolvimento de Nanoestruturas (LINDEN), da Universidade de Santa Catarina.

Como participante da Rede Nanobiotec, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MCT), o site conta com a parceria da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (MS), Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (AM), Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro (SP), Universidade Federal de Sergipe (SE) e Universidade do vale do Rio dos Sinos - Unisinos (RS).

Para saber mais, leia a notícia na íntegra no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar