21/05/2014
Fonte: IFF/Fiocruz
O Brasil e as nações que compõem a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) vão celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 22/5, comemorado anualmente em 19/5. O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) lança nesta data a Campanha Nacional de Leite Humano de 2014.
O evento também vai marcar o lançamento oficial do Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, que premiará pesquisas desenvolvidas em algum banco de leite humano da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África, por estudantes universitários ou graduados com até 10 anos de formação. Os candidatos poderão submeter propostas em três áreas temáticas: processamento, controle de qualidade e utilização do leite humano; assistência em amamentação na rBLH; comunicação e informação na rBLH.
Até o momento, o esforço de cooperação técnica já resultou em projetos de implantação de bancos de leite humano em 23 nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África. A data simboliza a união de esforços para a salvaguarda da vida de milhões de crianças, em todo o mundo, e é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde dos países que integram a rBLH, da Fiocruz, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e do Unicef.
O Dia Mundial
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano foi definido durante o 5º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados de 28 a 30 de setembro de 2010, em Brasília, quando foi elaborada a Carta de Brasília 2010, documento assinado por representantes dos 23 países integrantes da rede. A carta instituiu 19 de maio como data comemorativa do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, reconhecendo a primeira Carta de Brasília, assinada em 19 de maio de 2005, como marco histórico e pedra fundamental da criação da rBLH nos países signatários.