Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Antimalárico desenvolvido por Farmanguinhos entra na lista da OMS


19/07/2013

Compartilhar:

O fármaco Artesunato+Mefloquina (ASMQ), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz),  passou a integrar a Lista de Medicamentos Essenciais para Crianças (EMLC, em inglês) da Organização Mundial de Saúde.

O ASMQ é uma fórmula inovadora usada para curar a malária - o que pode acontecer em até três dias. A fabricação do medicamento é uma parceria da Fundação com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês).

ASMQ

Lançado pela primeira vez no Brasil em 2008, o Artesunato+Mefloquina também integra a 18ª Lista de Medicamentos Essenciais para adultos. Após transferência de tecnologia para a indústria indiana Cipla, o fármaco foi pré-qualificado pela OMS em 2012 e, nos últimos dois anos, registrado na Índia, Malásia e Mianmar.

Farmanguinhos envia doações do medicamento a países da América Latina, a fim de combater o surto da doença e registrar o produto na região, para a qual obteve, recentemente, a outorga da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Leia mais no site de Farmanguinhos.

Voltar ao topoVoltar