Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis debateu Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz e criação de e-Book em encontro dia 10/4


15/04/2024

Simone Kabarite (Coordenação de Promoção da Saúde/VPAAPS)

Compartilhar:

Com o intuito de discutir o planejamento das ações para 2024, o Núcleo Executivo da Rede de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis (MCCTSS) se reuniu no dia 10 de abril, na Fiocruz. Formada em 2021, durante a pandemia de Covid-19, por representantes de instituições de pesquisa, ensino, setores governamentais, entre outros atores engajados no desenvolvimento de políticas públicas, que tornem as cidades cada vez mais inclusivas, seguras e sustentáveis, pela primeira vez, a Rede realizou o encontro de forma presencial. 

Estiveram presentes a responsável pela Secretaria Executiva do Núcleo e Coordenadora da Promoção da Saúde da Fiocruz, Adriana Castro; o representante do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Santana; a representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da UFRJ, Maria Lúcia Freitas; a pesquisadora e professora da Unicamp, Ana Maria Girotti Sperandio; a representante Organização Pan Americana da Saúde (Opas/OMS), Regiane Rezende; a diretora da ONG Onda Verde, Luciana Reis; a pesquisadora e Presidente do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), Rosilda Mendes; a diretora do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) da UFPE, Maria do Socorro Machado Freire; os pesquisadores da ENSP-Fiocruz, Marcelo Araújo e Clementina Feltman; o representante do BR Cidades e professor da UFAL, Marcelo Karloni Cruz; e o Coordenador de Promoção à Saúde da Secretaria da Estadual de Saúde de Goiás, Hamilton José Amorim Rezende.

Durante a manhã foram dados informes sobre a agenda de eventos importantes para articulação da Rede e que acontecerão em 2024, como a Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, prevista para outubro. Maria Lúcia Freitas destacou que, no mesmo mês, serão realizados o XI Congresso da Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups) e o III Encontro Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS). “O objetivo é que seja um passo a mais para o fortalecimento da Rede como organização importante desse eixo saúde-educação, com foco grande na potência das universidades”, afirmou. 

Além disso, se avaliou a necessidade de recomposição do Núcleo Executivo, conforme previsto no termo de referência da Rede, e a estratégia para uma aproximação mais orgânica e efetiva junto aos movimentos municipalistas brasileiros tendo em vista a participação do Brasil no Movimento de Municípios e Cidades Saudáveis da Região das Américas. Nessa última direção, propôs-se a organização de uma agenda de mobilização para o primeiro semestre de 2025 a fim de realizar o II Seminário da Rede Colaborativa em associação ao Encontro da Rede de Prefeitos e Prefeitas da Região Américas, que seria trazido para o Brasil.

A produção de um e-Book, para ser lançado no segundo semestre do ano, foi o tema de debate do Núcleo na segunda parte do encontro. A iniciativa pretende consolidar as ações desenvolvidas pela Rede desde a fundação, bem como ser uma publicação referencial sobre municípios saudáveis para gestores e parceiros, fortalecendo a Política Nacional de Promoção da Saúde em seus componentes de intersetorialidade e participação social. De forma coletiva, os participantes criaram a estrutura inicial da publicação, que, além de informações relevantes sobre o tema, como conceitos, metodologias e orientações sobre como acessar os recursos financeiros já disponíveis nos diversos setores das políticas públicas, contará com a apresentação de experiências bem-sucedidas de cidades e territórios saudáveis, promotoras de qualidade de vida e de cidadania. 

O Núcleo Executivo da Rede se reunirá novamente em maio, quando serão discutidas as experiências identificadas pelos diversos membros para a composição da publicação e as necessidades de articulação junto ao Movimento da Região das Américas, cujo encontro virtual acontecerá em 23 de abril. 
 
 
 

Voltar ao topoVoltar