Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Síndrome pós-Covid-19, alergias respiratórias em Brumadinho e saúde e trabalho são destaques de fevereiro em CSP


18/03/2024

Fonte: ENSP/Fiocruz

Compartilhar:

Editorial de fevereiro em CSP debate a síndrome clínica Pós-Covid-19 e chama atenção para seus efeitos na saúde pública. O autor, Alberto Novaes Ramos Jr, destaca como esse problema emergencial é subestimado e comenta a falta de acesso ao diagnóstico e tratamento longitudinal. Pensando na questão de saúde e trabalho, o Perspectivas propõe uma nova agenda para pesquisas científicas sobre as problemáticas da saúde do trabalhador.

O estudo Síndrome pós-Covid-19 entre hospitalizados por COVID-19: estudo de coorte após 6 e 12 meses da alta hospitalar estimou uma prevalência da síndrome em 88,4% aos seis meses e em mais de 65% aos 12 meses. Já o artigo Percepção de imagem corporal, características socioeconômicas e estilo de vida em mulheres participantes do ELSA-Brasil na Bahia, Brasil avalia a percepção, se distorcida ou acurada, da imagem corporal entre mulheres participantes do ELSA-Brasil que residem no estado nordestino. 

Divulgado pela Agência Bori, parceira jornalística de CSP, artigo investiga a ocorrência de afecções respiratórias em crianças expostas à poeira de mineração pós-rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais. Os autores do artigo Razão de mortalidade hospitalar padronizada: limites e potencialidades do indicador para a avaliação do desempenho hospitalar no Sistema Único de Saúde, Brasil reforçam a necessidade de aprimorar a qualidade das informações acerca da mortalidade hospitalar, abrangendo a cobertura das internações, diversidade dos dados e precisão no registro, permitindo análises agregadas em diversas áreas geográficas, esferas de gestão e grupos socialmente vulneráveis.

Leia esses e outros artigos aqui.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar