Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento no Hélio Fraga celebra 40 anos de luta contra à tuberculose


19/03/2024

Tatiane Vargas (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), vai celebrar seus 40 anos de atuação. Para comemorar, no dia 21 de março, acontecerá o 3° Simpósio Dia Mundial da Tuberculose & Celebração dos 40 anos do CRPHF. Será um dia com muita troca de conhecimento, além de homenagens, marcando a luta incansável contra à tuberculose no Sistema Único de Saúde (SUS) e celebrando as quatro décadas de luta contra a doença. 

Assista, ao vivo, no canal da ENSP no Youtube!

O Centro de Referência tem uma importância histórica na luta e controle da tuberculose no Brasil nos últimos 40 anos. Segundo o coordenador do CRPHF, Paulo Victor Viana, o Hélio Fraga é um pilar na luta contra a tuberculose, oferecendo não apenas tratamento de ponta, mas, também, liderando pesquisas e promovendo qualificações de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), que contribuem significativamente para o avanço no controle da doença no país.

Para celebrar seus 40 anos, o Hélio Fraga organiza o 3º Simpósio do Dia Mundial da Tuberculose, um evento que reunirá autoridades de saúde e especialistas para discutir temas de elevada importância para o controle da tuberculose. "Neste evento, teremos como foco, desde os aspectos sociais da doença, até novas perspectivas de inovação para o enfrentamento do agravo. O Simpósio promete ser um marco na busca por soluções eficazes contra a tuberculose, enfatizando a importância da colaboração e do conhecimento em rede na superação dos desafios impostos pela doença. Este encontro é uma oportunidade ímpar para a atualização e troca de experiências, reforçando o papel fundamental do Hélio Fraga no panorama da saúde pública brasileira", reforça Paulo Victor Viana. 

O evento, realizado também, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/3), contará com a participação de representantes da presidência da Fiocruz, da direção da Ensp, da secretaria de saúde do município do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde e da Opas/OMS. Confira a programação completa e não perca a oportunidade de conhecer mais sobre os avanços e desafios no combate à tuberculose, além de celebrar um marco histórico na saúde pública brasileira: os 40 anos do Hélio Fraga. A atividade será transmitida, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube!

Serviço:

Data: 21 de março de 2024
Horário: A partir das 9h
Local: Auditório I do CRPHF, Estrada de Curicica, 2000, bairro Curicica

Voltar ao topoVoltar