Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Câmara Técnica de Promoção da Saúde debate Termo de Referência e Conferência


15/03/2024

Simone Kabarite (Coordenação de Promoção da Saúde/VPAAPS)

Compartilhar:

Na primeira reunião de 2024 da Câmara Técnica de Promoção da Saúde da Fiocruz (CTPS) dia 12 de março, a construção do Termo de Referência e o planejamento da 2ª Conferência do segmento foram os temas centrais da pauta. Realizado de forma híbrida – presencial e online – e promovido pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), o encontro contou com a participação dos membros da Câmara, que representam as unidades e escritórios no campo da Promoção da Saúde, e convidados. Na ocasião, a coordenadora do Programa de Pesquisa Translacional Fio-PromoS, Luciana Garzoni, também apresentou o histórico e os resultados do edital Fio-Promos voltado para o financiamento de projetos em Promoção da Saúde.

Para atualizar sobre as ações em andamento e as previstas para o ano, a Coordenadora de Promoção da Saúde da VPAAPS, Adriana Castro, destacou os temas que mereciam atenção e encaminhamentos. Um deles é a programação da 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, que acontecerá entre 7 e 10 de outubro, cuja proposta inicial é que seja estruturada em quatro eixos temáticos - Políticas Públicas Territorializadas e Intersetorialidade; Promoção da Saúde no Cuidado Integral ou Avaliação de Efetividade; Direitos Humanos, Cultura e Promoção da Saúde e Popularização da Ciência – Tecnologias Digitais e Literacia, os quais estão em fase de debate e validação pela Câmara Técnica. A ideia central é que os eixos definidos sirvam de norte para os temas transversais dos painéis e mesas de discussão, com o intuito de impulsionar desdobramentos em sintonia com a Política Nacional de Promoção da Saúde. Na sequência, os participantes deliberaram pela criação de Comissões- Científica e Organizadora -, bem como realização de consultas internas preparatórias sobre a programação, promovidas nas unidades pelos respectivos representantes, com apoio da Coordenação de Promoção da Saúde. 

A parte da tarde foi dedicada à apresentação da primeira versão do texto do Termo de Referência (TR) da área da Promoção da Saúde e ao debate das propostas de metodologias a serem adotadas para a construção coletiva do documento.  O Termo de Referência será um documento norteador no campo da Promoção da Saúde para os institutos da Fiocruz pensarem estratégias e ações de forma integrada. “A ideia é que o Termo reflita o que é a Promoção da Saúde para a Fiocruz, transversalizando o tema nos grandes eixos temáticos, como direitos humanos, cidadania, cuidado, entre outros”, afirmou Adriana.

Para contemplar o conjunto de unidades da Fiocruz, os membros da CT pactuaram que, tendo como base o texto inicial, uma nova versão será alimentada, com contribuições dos participantes consolidadas pela Coordenação, para discussão na próxima reunião agendada para o dia 4 de junho.

 

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar