Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Abril / 2021
Além da Oxford/AstraZeneca-Fiocruz, a Fundação apoia o desenvolvimento de outros projetos que levem a novos imunizantes contra a Covid-19, desenvolvendo seis outras vacinas com parceiros nacionais e estrangeiros. Segundo o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Aurélio Krieger, obter o domínio das novas plataformas tecnológicas de desenvolvimento de vacinas dará ao Brasil melhores condições de enfrentar não apenas a atual pandemia, mas também novos desafios de saúde pública.
O Boletim aponta que o país se encontra em uma situação de colapso do sistema de saúde, ao mesmo tempo que a pandemia vem ganhando novos contornos afetando faixas etárias mais jovens.
Em visita à Fiocruz, o embaixador britânico, Peter Wilson, se reuniu com a presidente Nísia Trindade Lima e visitou a fábrica de Bio-Manguinhos, onde está sendo produzida a vacina contra a Covid-19.
A Opas/OMS designou o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira como Centro Colaborador para fortalecer os Bancos de Leite Humano. A designação será válida por quatro anos.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou em março de um painel de discussão da OMS sobre como o investimento em pesquisas para terapêuticas para Covid-19 pode aumentar a cooperação em níveis nacionais e internacionais.
A Fiocruz está lançando exposição virtual produzida pela Rede Zika Ciências Sociais e pela Casa de Oswaldo Cruz, por meio do Museu da Vida. A mostra procura alertar para o fato de a Síndrome Congênita do Vírus Zika ir além da microcefalia.
Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima participou de uma live em português promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para esclarecer dúvidas do público sobre a pandemia de Covid-19.
Publicado na Scientific Reports, revista do grupo Nature, estudo pioneiro revelou elevada frequência de polimorfismos associados à resistência aos principais fármacos utilizados no tratamento.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou em março os avanços na implantação do Repositório Institucional de Dados para Pesquisa - Arca Dados, um dos componentes fundamentais para implantar a Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para Pesquisa.
Lançada em março, a Revista Cadernos do Desenvolvimento aborda o Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 no contexto da Covid-19. A primeira edição contém 12 artigos e é fruto do trabalho de 35 pesquisadores de 10 instituições científicas brasileiras de excelência.
Pesquisador da Fiocruz Bahia, Edgar Marcelino de Carvalho foi considerado, pelo site Expertscape, o maior especialista na doença no mundo.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição