Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimensal do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Setembro / 2019
O documento foi assinado durante o 1º Workshop Brics sobre Banco de Leite Humano, realizado em Brasília, e será levado à próxima reunião de ministros do bloco para basear a criação de Redes de Bancos de Leite Humano em seus países. O Brasil é considerado uma referência mundial nessa área.
A parceria assinada define o estabelecimento de um centro de compartilhamento da Fiocruz incorporado à plataforma online da Global Health Network. O espaço deve reunir artigos, estudos e cursos da Fiocruz e vai funcionar como rede para profissionais, estudantes e pesquisadores.
O tópico do encontro foram as estratégias de cooperação para a Cobertura Universal da Saúde e Atenção Primária, temas de uma reunião de alto nível na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece no final de setembro.
O tema da reunião foi a cooperação no âmbito do Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico (AIR Centre), projeto global de integração e desenvolvimento de conhecimentos sobre mudanças climáticas e sobre o Oceano Atlântico.
O Instituto de Tecnologia em Fármacos foi incluído como local de fabricação do Fumarato de Tenofovir Desoproxila + Lamivudina, genérico do Duplivir. A inclusão representa a conclusão de mais uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
Especialistas da Fiocruz visitaram a Maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, em agosto. No mesmo mês, Moçambique recebeu a implementação de um Sistema de Informação e Gestão do BLH de Maputo.
Combinando dois testes comercialmente disponíveis, a técnica é capaz de diferenciar casos de infecção latente e a forma ativa da doença. A metodologia pode ser a base para a produção de um teste rápido do tipo ‘lab on a chip’
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz traçaram a evolução e dispersão do perfil genótipo D do vírus da hepatite B nas Américas, responsável por casos de desenvolvimento de câncer de fígado.
O filme Conhecendo os mosquitos Aedes, transmissores de arbovírus, produzido pela Fiocruz, foi selecionado para exibição no Science Film Festival 2019. O filme está disponível para acesso online e gratuito.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimensal do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição