19/01/2012
A Fiocruz firmou, na manhã desta quarta-feira (18/1), um acordo de cooperação científica com o Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer (ILPC). O objetivo é a busca pelo desenvolvimento de vacinas contra diversos tipos de câncer, tendo como vetor o vírus da febre amarela.
Vão participar da parceria o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR), duas unidades da Fundação que se juntam ao instituto internacional para compartilhar conhecimento e tecnologia. Criado em 1971 com o objetivo de aperfeiçoar o controle do câncer por meio de laboratórios integrados, pesquisa clínica e novas estratégias terapêuticas, o Instituto Ludwig para Pesquisa do Câncer (ILPC) tem unidades em dez locais de investigação. No Brasil, a representação da organização fica em São Paulo.
O Instituto Ludwig-SP, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o CPqRR (Fiocruz Minas), já desenvolve vacina contra o câncer a partir de Trypanosoma cruzi geneticamente modificado. Além de impedir a formação de melanomas, sarcomas e tumores de cólon em ratos, a vacina estimula o sistema imunológico dos animais que já têm a doença a combater o câncer.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.