Início do conteúdo

Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde, O

Organizadores: Ialê Falleiros Braga, Muza Clara Chaves Velasques, Márcia Valéria Cardoso Morosini, Renata Reis Cornélio Batistella, Júlio César França Lima, Daiana Crús Chagas

Aprofundar a discussão sobre os fundamentos do trabalho no Brasil contemporâneo, relacionando-a ao trabalho e à educação dos trabalhadores na área da saúde: esta é proposta do presente livro, que completa uma trilogia sobre trabalho, educação e saúde, junto com os títulos Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo (2006) e Estado, Sociedade e Formação Profissional em Saúde (2008). Os três volumes têm como objetivo “elucidar o processo histórico que vem conformando o campo do trabalho, da educação e da saúde no Brasil segundo a perspectiva da luta de classes contemporânea, constituindo materiais que podem contribuir para a organização e o acúmulo de forças da classe trabalhadora”. A nova coletânea está organizada em cinco eixos temáticos: o trabalho no mundo contemporâneo, as mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na área da saúde; os trabalhadores da saúde e seus desafios e lutas; o trabalho e a educação profissional em saúde; e a saúde do trabalhador e a saúde do trabalhador da saúde. Ao longo dos capítulos, apresenta-se o trabalho no mundo contemporâneo nos seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com aportes de conhecimentos da sociologia do trabalho, da história social, do serviço social, da saúde coletiva, da ergonomia e do trabalho e da educação em saúde. Destaca-se como “preocupação central a reflexão sobre o trabalho e a educação profissional em saúde no campo de lutas pela emancipação das formas e relações de exploração e dominação vigentes”.

Preço: R$ 45,00 | 268 páginas

ISBN: 978-85-7541-481-1. 2016. tab. Coedição com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Sumário:

Apresentação
Introdução
1. O Trabalho no Mundo Contemporâneo
2. A Classe Trabalhadora no Brasil de Hoje
3. A Formação do Precariado Pós-Fordista no Brasil: uma primeira aproximação
4. Trabalho em Saúde: como a lógica mercantil determina seu processo de precarização
5. O SUS e as Transformações do Trabalho em Saúde
6. O Mundo do Trabalho: desafios para trabalhadores e gestores da saúde
7. Trabalho Globalizado, Patologias da Solidão e Atenção à Saúde Mental
8. Condições de Trabalho e o Sofrimento Invisível dos Trabalhadores da Saúde
9. Projetos de Desenvolvimento no Brasil Contemporâneo e Desafios da Educação Profissional em Saúde
10. Trabalho e Educação Profissional em Saúde no Brasil

Sobre os organizadores:

Ialê Falleiros Braga: historiadora, doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), com pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal; pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Muza Clara Chaves Velasques: historiadora, doutora em história social pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professora e pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), integrante do Grupo de Pesquisa em História Social dos Trabalhadores da Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Márcia Valéria Cardoso Morosini: psicóloga, sanitarista, mestre em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutoranda em políticas públicas e formação humana no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Uerj; professora e pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Renata Reis Cornélio Batistella: assistente social, mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); professora e pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), membro da Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde e do Grupo de Pesquisa em História Social dos Trabalhadores da Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Júlio César França Lima: enfermeiro sanitarista, doutor em políticas públicas e formação humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); professor e pesquisador do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Daiana Crús Chagas: historiadora, mestre em história das ciências e da saúde no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); pesquisadora bolsista no Observatório dos Técnicos em Saúde do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Conheça outros livros da Editora sobre:
Educação, Formação e Recursos Humanos em Saúde
Saúde do Trabalhador

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar

Marcha em Defesa do SUS, da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional. Manifestações populares e cartazes em prol do Sistema Único de Saúde. Este mosaico traz imagens de atividades espontâneas da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), assim como da programação oficial, em diálogos temáticos, grupos de trabalho e plenárias. Confira alguns momentos da 15ª CNS, realizada de 1º a 4 de dezembro, em Brasília (DF), com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro".


Clique para ampliar
  • Parte do público, em evento da 15ª CNS
  • Parte de faixa na 15ª CNS
  • Mesa de diálogo temático, na 15ª CNS
  • Auditório em mesa da 15ª Conferência Nacional de Saúde,  com cartaz escrito "Ocupação educadora"
  • Pequena índia, em close da exposição da Fiocruz, na 15ª CNS: Pelos caminhos do SUS
  • Imagem de cartaz, escrito Movimento Popular da Saúde
  • Parte da imagem da exposição sobre o SUS, escrito Caminhos
  • Fotografia dos delegados da 15ª CNS em sala de diálogo temático
  • Detalhe de banner na tenda Paulo Freire, na 15ª CNS
  • Cruz no gramado à entrada da 15ª CNS
  • Parte de cartaz, escrito "visão holística"
  • Close do rosto da presidente, em discurso na 15ª CNS
  • Parte de cartaz, escrito SUS
  • Trecho de poética para Marcha das Margaridas, sobre mulheres do campo
  • Mosaico de palavras como saúde, participação social e universal
  • Imagem de materiais diferentes, incluindo garrafa e guarda-chuva colorido
  • Ministro da Saúde em mesa da 15ª CNS
  • Faixa com dizeres Marcha da Saúde em Defesa do SUS
  • Parte do cartaz, escrito educaçao popular em saúde
  • Foto da delegação do Amapá na 15ª CNS
  • Apresentação de música na 15ª Conferência Nacional de Saúde
  • Vista superior do auditório na Conferência Nacional de Saúde
  • Pessoa segurando cartaz, aparecendo escrito "em defesa do SUS"
  • SUS 100% público