Início do conteúdo

Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde, O

Organizadores: Ialê Falleiros Braga, Muza Clara Chaves Velasques, Márcia Valéria Cardoso Morosini, Renata Reis Cornélio Batistella, Júlio César França Lima, Daiana Crús Chagas

Aprofundar a discussão sobre os fundamentos do trabalho no Brasil contemporâneo, relacionando-a ao trabalho e à educação dos trabalhadores na área da saúde: esta é proposta do presente livro, que completa uma trilogia sobre trabalho, educação e saúde, junto com os títulos Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo (2006) e Estado, Sociedade e Formação Profissional em Saúde (2008). Os três volumes têm como objetivo “elucidar o processo histórico que vem conformando o campo do trabalho, da educação e da saúde no Brasil segundo a perspectiva da luta de classes contemporânea, constituindo materiais que podem contribuir para a organização e o acúmulo de forças da classe trabalhadora”. A nova coletânea está organizada em cinco eixos temáticos: o trabalho no mundo contemporâneo, as mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na área da saúde; os trabalhadores da saúde e seus desafios e lutas; o trabalho e a educação profissional em saúde; e a saúde do trabalhador e a saúde do trabalhador da saúde. Ao longo dos capítulos, apresenta-se o trabalho no mundo contemporâneo nos seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com aportes de conhecimentos da sociologia do trabalho, da história social, do serviço social, da saúde coletiva, da ergonomia e do trabalho e da educação em saúde. Destaca-se como “preocupação central a reflexão sobre o trabalho e a educação profissional em saúde no campo de lutas pela emancipação das formas e relações de exploração e dominação vigentes”.

Preço: R$ 45,00 | 268 páginas

ISBN: 978-85-7541-481-1. 2016. tab. Coedição com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Sumário:

Apresentação
Introdução
1. O Trabalho no Mundo Contemporâneo
2. A Classe Trabalhadora no Brasil de Hoje
3. A Formação do Precariado Pós-Fordista no Brasil: uma primeira aproximação
4. Trabalho em Saúde: como a lógica mercantil determina seu processo de precarização
5. O SUS e as Transformações do Trabalho em Saúde
6. O Mundo do Trabalho: desafios para trabalhadores e gestores da saúde
7. Trabalho Globalizado, Patologias da Solidão e Atenção à Saúde Mental
8. Condições de Trabalho e o Sofrimento Invisível dos Trabalhadores da Saúde
9. Projetos de Desenvolvimento no Brasil Contemporâneo e Desafios da Educação Profissional em Saúde
10. Trabalho e Educação Profissional em Saúde no Brasil

Sobre os organizadores:

Ialê Falleiros Braga: historiadora, doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), com pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal; pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Muza Clara Chaves Velasques: historiadora, doutora em história social pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professora e pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), integrante do Grupo de Pesquisa em História Social dos Trabalhadores da Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Márcia Valéria Cardoso Morosini: psicóloga, sanitarista, mestre em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutoranda em políticas públicas e formação humana no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Uerj; professora e pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Renata Reis Cornélio Batistella: assistente social, mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); professora e pesquisadora do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), membro da Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde e do Grupo de Pesquisa em História Social dos Trabalhadores da Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Júlio César França Lima: enfermeiro sanitarista, doutor em políticas públicas e formação humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); professor e pesquisador do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Daiana Crús Chagas: historiadora, mestre em história das ciências e da saúde no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); pesquisadora bolsista no Observatório dos Técnicos em Saúde do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Conheça outros livros da Editora sobre:
Educação, Formação e Recursos Humanos em Saúde
Saúde do Trabalhador

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar