Início do conteúdo

20/04/2017

Seminário vai debater presente e futuro da saúde e do saneamento no Brasil


Fonte: Ensp/Fiocruz

Buscando um olhar crítico sobre o presente e o futuro do saneamento e da saúde ambiental em nosso país frente aos novos e persistentes desafios que se colocam, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública (DSSA/Ensp/Fiocruz) vai realizar um seminário nos dias 24 e 25 de abril no salão internacional da escola. O encontro é voltado para professores, pesquisadores, gestores, profissionais de todas as áreas, estudantes e também a sociedade civil de forma geral, que estão convidados a participar da discussão sobre os cenários e as perspectivas em saúde, saneamento e ambiente e ainda contribuir para o intercâmbio de conhecimentos nesta área temática. Para participar é necessário realizar inscrição até o dia 23/4 e os participantes receberão um certificado de participação.

As mudanças climáticas; o saneamento em situações de emergência e desastre; o contexto tecnológico e político de regulação, financiamento e controle social; os desafios históricos no âmbito do uso e ocupação do solo e do planejamento urbano e territorial em torno das experiências e realidades das últimas décadas estão entre os principais temas a serem discutidos no evento. O encontro busca a integração dos diferentes setores, fatores e atores na prospecção de cenários que apontem para soluções e alternativas que reduzam, efetivamente, o quadro de desigualdade socioambiental e seus impactos negativos na saúde da população.

Para participar é necessário realizar a inscrição através do blog do evento. O encontro conta com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz. 

Confira a programação

24 de abril de 2017

08h30 - Credenciamento
9h - Cerimonial de Abertura
10h - Mesa I: Políticas e Programas de Saneamento e Saúde Ambiental
11h45 - Debate
12h30 - Intervalo para o almoço
14h - Mesa 2: Planejamento Urbano e Saúde
15h45 - Debate
16h15 - Encerramento

25 de abril de 2017

9h - Credenciamento
9h30 - Mesa 3: Avaliação de Impacto de Tecnologias em Saneamento e Saúde Ambiental
11h45 - Debate
12h30 - Intervalo para o almoço
14h - Mesa 4: Vigilância em Saúde Ambiental em Saneamento e Saúde Ambiental
15h45 - Debate
16h15 - Encerramento
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar