Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rio +20: espaços virtuais reforçam debate sobre saúde e desenvolvimento


06/06/2012

Compartilhar:

A Fiocruz oferece à população diversos ambientes virtuais colaborativos envolvidos na preparação para a Rio + 20. Há desde blogs, dedicados a recortes temáticos, até um site que congrega as principais informações sobre o papel da Fundação nos debates sobre meio ambiente e saúde. Em todos eles, uma característica em comum: a busca por incentivar o engajamento irrestrito nas discussões da conferência. 

Sítio oficial da Fiocruz na Rio +20, o sauderio20.fiocruz.br engloba notícias sobre a conferência, além de documentos oficiais, entrevistas e reflexões sobre a relação entre Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A página on-line abriga o documento Saúde e desenvolvimento sustentável: saúde na Rio + 20, criado de forma colaborativa para lançar luz ao necessário diálogo entre saúde e desenvolvimento. 

Os debates virtuais sobre a conferência também estão em pauta na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), que lançou o Saúde em pauta. O sítio é dedicado ao debate qualificado sobre as relações que influenciam a sociedade no que se refere ao setor saúde. No âmbito da conferência, a página elabora uma série de questões, como: Qual forma de desenvolvimento e de modo de produzir e consumir é desejável para a qualidade de vida e saúde da sua população mundial? O objetivo é abrir à sociedade espaço para discussões sobre produção, consumo, saúde e qualidade de vida.

Outro ambiente virtual desenvolvido pela Ensp é o blog Toninha, cadê você?, que reforça a campanha de preservação do cetáceo, colaborando na divulgação de informações e de atividades de conscientização ambiental.

Já a Escola Politécnica de Saúde da Fundação dedicou em seu site um espaço especial para agenda, documentos e reportagens relacionados à Rio + 20. Há, por exemplo, uma aula inaugural ministrada pela pesquisadora Camila Moreno, que traçou uma linha do tempo do cinismo ambiental, destacando momentos importantes e fundamentais para compreender a proposta oficial da “economia verde” como solução para a crise mundial.

Há ainda o diário virtual CEnaRios, blog que apresenta relatos de alguns jovens brasileiros envolvidos nas atividades do SCEnaRioS - Science Centers Engagement and the Rio Summit -, programa internacional que consiste na realização de projetos sobre desafios globais e impactos locais. O SCEnaRioS envolve grupos de jovens representantes de centros de ciência de 12 países. No Brasil, o único representante é o Museu da Vida, que realiza seu trabalho em conjunto com a Escola Secundária Paulo Samuel, em Moçambique.

Mais na web

Voltar ao topoVoltar