Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

05/01/2017

Revista Poli aborda o avanço do agronegócio sobre o cerrado entre outros assuntos

Capa da edição. Uma ilustração com imagens de agronegócio

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Acaba de sair a nova edição da Revista Poli. Na matéria de capa você vai conhecer Matopiba, uma região geoeconômica de 73 milhões de hectares que reúne Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é considerada a última fronteira do agronegócio no país. Esse 'gigante' invisível para a maior parte dos brasileiros tem sido objeto da resistência de comunidades e povos tradicionais que lutam por seus territórios e pela sobrevivência do cerrado.

Em outra reportagem, economistas que apontam quais são os problemas do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), aposta do governo federal para, junto com o ajuste fiscal, fazer o país crescer e gerar empregos.

O avanço da militarização na educação em diversos estados do país é o tema de outra matéria que mostra como o Estado brasileiro tem caminhado a passos largos rumo ao aumento da repressão policial a movimentos de professores e estudantes.

O assunto reverbera na entrevista da edição. Ana Julia Ribeiro, estudante de 16 anos que ficou conhecida depois de falar na Assembleia Legislativa do Paraná em defesa do movimento de ocupações de secundaristas, explica porque a juventude é contra a reforma do ensino médio e a adoção de um teto de gastos públicos.

Na seção 'O que é, o que faz?' você fica sabendo qual é o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) e quais fatos, na visão de juristas, têm desviado o 'guardião da Constituição' desta tarefa.  

A Poli é uma revista editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico-científica da Fiocruz. Através do Portal EPSJV, é possível acessar, na íntegra, todas as edições e ainda assinar gratuitamente a revista impressa.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar