Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Profissionais da Fiocruz capacitam bibliotecários na África


04/06/2012

Compartilhar:

Por: Adriana Martins

Uma equipe da Fiocruz viajou a Cabo Verde para uma iniciativa inédita: capacitar bibliotecários e profissionais de informação de países africanos. O grupo brasileiro chegou à África na última semana de maio, para treinar representantes de bibliotecas e centros de documentação em saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) e do Timor Leste. Estes serão responsáveis por replicar o conteúdo aos demais bibliotecários, nas respectivas regiões. “Dessa forma, asseguram a formação de novos profissionais e ajudam a desenvolver redes de bibliotecas nos países envolvidos, onde estas ainda são incipientes”, diz o chefe substituto da Biblioteca de Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Leonardo Simonini Ferreira.

A missão em Cabo Verde dá início à cooperação internacional proposta pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Seu objetivo é incrementar as competências básicas no campo da informação técnico-científica em saúde naquele continente. Além disso, vai reforçar a área de Tecnologia da Informação, ao apresentar softwares usados para bibliotecas e ferramentas de automação de acervos, com enfoque na web 2.0.

Recursos on-line

O curso está dividido em duas fases. A primeira é a formação técnica, que envolve, até 22 de junho, representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.  Os módulos articulam aulas expositivas aos recursos do ambiente virtual de aprendizagem, como tele-aulas e fóruns on-line. A segunda etapa, que vai de 25 a 29 de junho, consiste na replicação deste conteúdo a outras equipes.

As responsáveis pelo curso são a bibliotecária Maria de Fátima Moreira Martins, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, e a também bibliotecária Isabel Andrade, chefe de divisão do Centro de Documentação e Informação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/IHMT/Universidade Nova Lisboa). A iniciativa é financiada pelo Projecto de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Humanos, no âmbito da Cooperação Palop e Timor Leste com a União Europeia.

Voltar ao topoVoltar