Início do conteúdo

À Procura de um Mundo Melhor: apontamentos sobre o cinismo em saúde

Autores: Luis David Castiel, Caco Xavier, Danielle Ribeiro de Moraes

O cinismo está entre nós – e se manifesta, inclusive, no âmbito de publicações acadêmicas e em condutas e prescrições médico-sanitárias. Escrito no gênero ensaio, com boas pitadas de humor irônico, inclusive sob a forma de cartuns, os textos deste livro pretendem “considerar a naturalização do cinismo que nos envolve e também a muitas práticas sanitárias para saber como demarcar e dimensionar o enfrentamento diante dos poderes que obstaculizam o acesso a um mundo melhor”. A partir de uma bem articulada e acessível fundamentação filosófica e conceitual do termo cinismo e de uma crítica ao capitalismo neoliberal globalizado, os autores vasculham a ciência e expõem suas fragilidades e incongruências. Os textos que compõem a obra têm em comum “a preocupação com a proliferação de enunciados cínicos no campo da saúde que inapelavelmente se relaciona a muitas das precariedades presentes”, com destaque para as iniquidades em saúde. Embora a ciência pretenda ser representação o mais fiel possível da realidade, isenta da subjetividade que distorce as evidências, a produção da verdade científica apresenta problemas – e tantas vezes acaba servindo ao domínio econômico e político. Desse modo, os ensaios aqui apresentados, “se nos preocupam com suas revelações, nos estimulam a resistir nesses tempos em que o cinismo ganha tão sinistras proporções entre a classe política brasileira”, como sintetiza no Prefácio o pesquisador Gil Sevalho, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). 

Preço: R$ 65,00 | 400 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-482-8. 2016. il.

Sumário:

Prefácio
Início
Parte I: Uma Introdução Filosófica ao Cinismo
1. Um Ensaio sobre o Cinismo, entre Cães e Ratos
Parte II: Saúde Coletiva & Gestão de Riscos; Aperfeiçoamento Farmacológico & Moralização Acadêmica
2. Encurralados no Paraíso ou Saúde Coletiva e Políticas Públicas de Saúde: um olhar cínico para o gerencialismo arriscado?
3. Gladiadores Corporativos: doping, risco e moralização acadêmica
Parte III: Publicacionismo; Tecnologias Hiperpreventivas de Autocontrole & Promoção da Longevidade; Riscos como Relatos Fantasmagóricos
4. O Cinismo Publicacionista no Contexto Acadêmico Sanitário: ensaio sintomático na forma de recorte e cola
5. Os Riscos e a Promoção do Autocontrole na Saúde Alimentar: moralismo, biopolítica e humor
6. O Acesso aos Campos Elísios: a promoção da saúde ampliada e as tecnologias de melhoramento em busca da longevidade mais eterna possível
7. Micromorte Severina: a comunicação hiperpreventiva dos riscos
8. As Fantasmagorias dos Riscos à Saúde e o Presente do Futuro I: hiperprevenção preemptiva e automonitoramento digital
9.As Fantasmagorias dos Riscos à Saúde e o Presente do Futuro II: medicamentalidade
Fim
Referências

Sobre os autores:

Luis David Castiel: doutor em saúde pública pela Fiocruz, com pós-doutorado pelo Departamento de Enfermería Comunitaria, Salud Pública e Historia de la Ciencia da Universidade de Alicante, Espanha; pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e de Epidemiologia em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Caco Xavier: doutor em antropologia social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro; atua na Fiocruz nas áreas de comunicação, comunicação estratégica com ênfase em novas tecnologias da informação e comunicação e em pesquisas nas áreas de etnologia indígena sobre antropologia dos objetos artísticos, ritual e memória. Ilustrador e cartunista, foi um dos autores de quadrinhos mais premiados do Brasil nos anos 1990, com cartuns publicados nas principais revistas nacionais (Pasquim, Mad, Animal).

Danielle Ribeiro de Moraes: doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); tecnologista em saúde pública da Fiocruz, onde atua em atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Laborat/EPSJV/Fiocruz). Atualmente está vinculada ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Conheça outros livros da Editora sobre:
Ciências Sociais e Saúde
Saúde Pública

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar