Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Monitores e observatórios


A Fiocruz desenvolve instrumentos de tecnologia e informação que possibilitam o acompanhamento do desempenho das ações em saúde. Por meio de fontes oficiais dos governos federal, estaduais e municipais, os observatórios monitoram e coletam materiais sobre temas de saúde, tecnologia e meio ambiente. Os indicadores para análises de pesquisas e monitores podem ser acessados on-line por gestores de saúde, pesquisadores, estudantes e jornalistas.

ÁguaBrasil - Sistema de avaliação da qualidade da água, saúde e saneamento
Reúne um conjunto de indicadores e dados sobre as condições dos sistemas de saneamento, da qualidade da água e das doenças de veiculação hídrica nos municípios brasileiros, permitindo o fornecimento de informações geográficas indispensáveis à análise do controle e monitoramento da qualidade da água consumida e dos riscos relacionados às condições gerais de saneamento.

Mapa da Injustiça Ambiental
O sistema fornece um mapeamento inicial de populações e grupos atingidos, em seus territórios, por projetos e políticas insustentáveis ou prejudiciais à saúde. O sistema gera e atualiza dados georreferenciados, por meio do Google Earth.

Observatório de Tecnologia da Informação e Comunicação em Serviços de Saúde
Conhecido como Teias Manguinhos ou Otics, o Observatório é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) em parceira co a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, a Universidade de Caxias do Sul, a Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz (EPSJV) e a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). O Otics prevê o desenvolvimento de uma página para as estações de Saúde da Família do Rio de Janeiro.

Observatório dos Técnicos em Saúde
Tem como objetivo produzir estudos e pesquisas sobre trabalho técnico, educação profissional e políticas sociais de educação e saúde. Traz notícias e informações sobre projetos, além de publicações para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais dos trabalhadores técnicos.

Observatório Juventude C&T
O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia foi criado em 2010, no âmbito do Programa de Vocação Científica (Provoc), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Tem o objetivo de estimular jovens a seguirem carreiras científicas. O site divulga experiências e informações sobre programas de iniciação científica.

Observatório Nacional de Clima e Saúde (Observatorium)
Reúne e conjuga informações de diversas naturezas com o objetivo de facilitar a análise da relação entre clima e saúde. Oferece, de forma livre e gratuita, um grande conjunto de dados, estudos, metodologias e resultados de pesquisas ambientais, climáticas, epidemiológicas, socioeconômicas e de saúde pública.

ProAdess
O projeto avalia o desempenho do sistema de saúde brasileiro, por meio de grupo de pesquisadores da saúde coletiva.

Projeto de Planejamento da Pesquisa Nacional de Saúde
O site é desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) para que toda a sociedade participe da elaboração e acompanhe o processo da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso)

O sistema foi desenvolvido por uma iniciativa conjunta da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde e do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem a finalidade principal de disponibilizar, de forma universal, indicadores de diferentes dimensões da saúde dos idosos relacionando-os com políticas públicas.

Sistema de Produção da Rede de Bancos de Leite Humano
A ferramenta de gerenciamento reúne dados cadastrais e de produção de Bancos de Leite Humano e postos de coleta a fim de facilitar a manutenção dos dados atualizados, possibilitando sua difusão a todos que acessam o portal da RedeBLH.

Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox)
A ferramenta tem como principal atributo coordenar a coleta, a compilação, a análise e a divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento notificados no país.

Voltar ao topoVoltar