Início do conteúdo

11/12/2014

Mestrado de Avaliação em Saúde, com novo cronograma, recebe inscrições


Fonte: Informe Ensp

A coordenação do Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) alterou o prazo de inscrições e o cronograma do curso. Agora, os interessados têm até o dia 23 de janeiro de 2015 para se inscrever na Plataforma Siga Fiocruz. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalhos avaliativos, baseados em processos de comunicação, educação permanente e compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. O mestrado é coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. De acordo com o novo cronograma, a divulgação do resultado final da seleção será em março de 2015, com início das aulas na semana de 23 a 27 do mesmo mês.

O curso de mestrado profissional de Avaliação em Saúde se configura a partir do reconhecimento de que as constantes transformações na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da produção do conhecimento, das tecnologias e inovações em saúde fizeram necessária a formação/qualificação de recursos técnicos especializados em nível e número mais elevados que os já existentes, capazes de solucionar problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, melhorando a qualidade dos processos, produtos e serviços prestados.

O mestrado profissional será conduzido por meio de atividades presenciais e a distância (semipresencial), em regime de tempo parcial. Sendo assim, os momentos presenciais serão realizados em módulos disciplinares mensais, no decorrer de uma semana a cada mês. Os procedimentos a distância contemplarão a realização semanal de atividades de dispersão preparatórias para a disciplina subsequente (leituras orientadas, fichamentos, preparação de seminários) e a realização de trabalhos acadêmicos individuais, visando à sedimentação de conceitos e métodos, ou dirigidos à elaboração e execução de projetos de pesquisa vinculados aos temas das dissertações (exercícios, levantamentos bibliográficos e de dados de campo).

O mestrado tem como público alvo os profissionais de saúde e de áreas afins, preferencialmente servidores públicos de nível superior vinculados à Secretaria de Vigilância em Saúde/MS (SVS/MS) e ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas/MS), que atuem na área de Monitoramento e Avaliação (M&A) ou trabalhem na interface com esta área. O candidato deverá ter comprovada a sua experiência e atuação em Serviços de Vigilância em Saúde ou em Monitoramento e/ou Avaliação. Serão abertas 20 vagas para a SVS/MS e 5 vagas para o Demas/MS. Os candidatos serão convocados por ordem de classificação, conforme as vagas abertas. Caso as vagas não sejam assim preenchidas, poderá haver remanejamento entre os candidatos aprovados, por ordem de nota obtida no processo seletivo.

Com duração de 24 meses, terá início na semana de 23 a 27/2/2015 na Fiocruz/Brasília, na Avenida L3 Norte, s/no, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 - Brasília – DF. Informações completas podem ser obtidas no edital e na Plataforma Siga SS Fiocruz.

 

Voltar ao topoVoltar