Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Medicamentos

Farmanguinhos, uma das unidades de produção da Fiocruz, garante à população brasileira o acesso a medicamentos essenciais. São antibióticos, antiinflamatórios, antiulcerosos, analgésicos e produtos dermatológicos, entre outros.

O Instituto atende a programas específicos do Ministério da Saúde. Fazem parte desses programas medicamentos para doenças endêmicas, como a tuberculose; para doenças do sistema nervoso central; e para hipertensão e diabetes.

Entre os principais produtos fornecidos por Farmanguinhos ao governo está o Artesunato + Mefloquina (ASMQ), um medicamento inovador para o combate à malária desenvolvido com a ajuda de parceiros internacionais. O Instituto também conta com uma extensa produção de antirretrovirais (como o Efavirenz, fruto do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil) para suprir o Programa Nacional DST/Aids.

A produção nacional desses medicamentos representa uma redução importante nos custos do Sistema Único de Saúde do Governo Federal, o SUS. Ao gastar menos com a aquisição de medicamentos, o poder público pode investir em outras áreas da saúde, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Farmanguinhos desempenha, ainda, um importante papel no fortalecimento das indústrias farmoquímicas nacionais e na regulação de preços do mercado farmacêutico brasileiro.

A lista completa de medicamentos produzidos por Farmanguinhos.

Outras informações sobre medicamentos podem ser obtidas no SAC/Farmanguinhos: 0800-024-1692.

Programas de incentivo
Na fotomontagem, uma jovem de jaleco usa um microscópio; outra observa um tubo de ensaio

A inovação tecnológica na Fiocruz é impulsionada por diversas formas de financiamento

Reativos
Cientista maneja um kit

Kits e reagentes para diagnóstico de doenças

Voltar ao topoVoltar