22/11/2012
Por Aline Camera / IFF/Fiocruz
Referência no atendimento materno-infantil de alta complexidade, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) inaugurou sua nova Unidade de Pacientes Graves (UPG) com seis leitos, sendo um deles equipado para casos de isolamento.
Segundo a chefe da unidade, Zina Azevedo, isso é especialmente importante nas épocas de surto de varicela (catapora), quando a unidade recebe muitas crianças com indicação de isolamento, e sempre que chegam casos que envolvem risco de contaminação dos demais pacientes.
A Diretoria de Administração do Campus (Dirac/Fiocruz) foi responsável pelo projeto das intervenções e pela fiscalização da obra, com as reformulações feitas segundo as normas técnicas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O novo espaço tem, ainda, uma particularidade: conta com janelas revestidas por uma película especial, que permite a entrada de raios solares sem que a temperatura no interior da unidade seja alterada. Isso permite que o paciente tenha contato com a iluminação natural e tenha noção de tempo, o que torna o ambiente mais humanizado.