24/07/2014
Fonte: Informe Ensp
Apresentado em abril deste ano durante encontro em Itaboraí (RJ) a diversos secretários do município, o Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, formulado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), está com inscrições abertas até o dia 21 de agosto. A especialização busca qualificar profissionais nas áreas de saúde e desenvolvimento social, no âmbito da atenção básica, objetivando contribuir com o aperfeiçoamento do processo de trabalho e da atuação conjunta, sobretudo dos setores de saúde e assistência social, e para a redução das vulnerabilidades socioespaciais.
Criado a partir de uma demanda da secretaria municipal de Saúde de Itaboraí, a proposta do curso é fruto do Plano de Monitoramento Epidemiológico que a Ensp realiza nas áreas influenciadas pelo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), e alia a experiência da Escola nos campos do desenvolvimento social e da gestão da atenção básica. A iniciativa tem participação dos pesquisadores dos departamentos de Endemias, Administração e Planejamento e Saúde, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e Ciências Sociais, além da Escola de Governo em Saúde da Ensp, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense.
São 30 vagas que deverão ser preenchidas prioritariamente pelos candidatos que atuem nos municípios pertencentes à região Leste do estado do Rio de Janeiro, área de abrangência do Comperj, a saber: Araruama, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Casimiro de Abreu, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis. Seu conteúdo pretende articular conceitos e práticas voltados para a promoção do desenvolvimento social, vigilância em saúde e atenção básica, na dimensão territorial/local.
Nos dias 12 e 13 de agosto, a Ensp realizará um seminário em Itaboraí com os docentes e as lideranças dos campos da Saúde e do Desenvolvimento Social com o objetivo de discutir as bases do curso. As inscrições podem ser feitas na Plataforma Siga, onde está disponível o edital.