Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz aprova criação de centro de produção de kits diagnósticos


14/11/2012

Compartilhar:

Por: Ricardo Valverde / Agência Fiocruz de Notícias

A Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) da Fiocruz aprovou, junto ao Fundo Nacional de Saúde, um projeto que tem por objetivo criar um centro de produção de kits diagnósticos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O centro consiste em uma plataforma de desenvolvimento e produção de testes capazes de responder a situações de surtos ou demandas sazonais de doenças emergentes e re-emergentes.

Para a vice-presidente da VPPLR/Fiocruz, Claude Pirmez, a plataforma permitirá ao país dar um salto qualitativo tecnológico. Ela ressalta, ainda, a necessidade desse projeto ante o grande fluxo de visitantes esperados no Brasil nos próximos anos. “Com a realização de grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude Católica, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o país receberá um fluxo imenso de visitantes, muitos vindos de áreas endêmicas de patógenos que ainda não foram detectados no Brasil como o do Oeste do Nilo, o da encefalite japonesa e outros. Portanto, estamos diante, não somente de uma extraordinária oportunidade, mas de uma real necessidade de desenvolver um projeto como esse”, analisa.

Com o projeto, a Fiocruz passará a ter uma estrutura de desenvolvimento, validação e produção de kits diagnósticos para atendimento das demandas específicas de ações de vigilância epidemiológica relativas a doenças infectocontagiosas, entre elas as doenças negligenciadas, para as quais não existe hoje disponibilidade comercial de testes.

Será possível, então, estabelecer uma rede de cooperação com os laboratórios públicos e de referência para desenvolver, registrar, produzir e distribuir kits diagnósticos para testes imunológicos e moleculares necessários às ações de vigilância epidemiológica em território nacional e nas fronteiras.

A cooperação em rede também permitirá à Fundação treinar, capacitar e qualificar os técnicos dos laboratórios de saúde pública (centrais e de referência) nas técnicas e no conhecimento das plataformas de diagnósticos moleculares e imunológicos, além de facilitar a prestação de serviços permanentes de assistência técnica e científica a esses laboratórios, incluindo a manutenção dos equipamentos utilizados nas ações de vigilância.

A iniciativa terá como executores, a VPPLR, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz), o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar