09/09/2014
Por Fernanda Marques/Agência Fiocruz de Notícias
De 8 a 12 de outubro, cerca de 7,5 mil expositores de 120 países são esperados em Frankfurt, na Alemanha, para o maior e mais importante evento editorial do mundo – que atrai profissionais e instituições não só da Europa e América do Norte, mas também da Oceania, Ásia, África e América Latina. A Editora Fiocruz estará lá, na sua terceira participação na Feira do Livro de Frankfurt. Em 2014, a Editora aterrissará em solo alemão mais bem preparada para negociações relacionadas aos direitos de tradução e outras licenças, principal objetivo do evento.
Os esforços estão alinhados com a política institucional de aumentar a visibilidade e o impacto da produção científica brasileira no exterior. Na primeira participação, em 2012, a Editora apenas enviou livros para o estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa, foi à Frankfurt no ano passado como presidente da Abeu, cargo que mantém. “Este ano, fizemos um trabalho pré-feira mais aprimorado para o coletivo das editoras universitárias, onde nossa editora se inclui”, explica conta o Canossa, que viaja com o apoio da Presidência da Fundação.
Na bagagem para 2014, há três tipos de livros: aqueles sobre temáticas globais, como combate às drogas e à violência, preservação do meio ambiente e promoção da saúde; aqueles que abordam as interfaces da saúde com assuntos bastante diferenciados, como arte, religião e arquitetura; e aqueles que sintetizam conquistas expressivas da ciência nacional, o que inclui obras sobre a centenária história da Doença de Chagas e a jovem ciência da paleoparasitologia. Ao todo, 20 títulos representarão o catálogo da Editora Fiocruz em Frankfurt.
Antes de chegar a Frankfurt, é necessário já ter identificado e agendado reuniões com editores internacionais interessados em títulos com potencial para tradução. “Essa tarefa é árdua e exige dedicação e tempo, mas a elaboração de uma boa e consistente agenda é imprescindível para o sucesso da participação na Feira do Livro de Frankfurt”, explica a consultora Cristiana Negrão, que está assessorando a Editora Fiocruz.
Contudo, para editoras iniciantes em Frankfurt, esses contatos, frequentemente, não resultam no fechamento imediato de acordos. Embora compra e venda de direitos autorais seja o foco principal, os negócios não são a única razão para ir à Feira. "Estar presente a um evento desse porte contribui para a construção da imagem internacional da editora e, sobretudo, oferece grandes oportunidades para conhecer as novas tendências do mercado editorial global e descobrir futuros parceiros", afirma Canossa. "Não existe lugar melhor no mundo editorial para aprender e para fazer networking", avalia Cristiana.