Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Estudo avalia impactos da dengue na gravidez

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

19/07/2012

Compartilhar:

A dissertação de mestrado em saúde pública e meio ambiente intitulada Os efeitos da infecção pelo vírus da dengue na gestação, de Anne Karin Madureira da Mota, avaliou os impactos da dengue durante a gravidez. Os resultados mostraram que a ocorrência de infecção pode surtir impactos negativos, principalmente para a gestante.

O estudo epidemiológico buscou explorar a distribuição de efeitos reprodutivos na Região Sudeste do Brasil em decorrência da infecção por dengue durante a gestação, no período compreendido entre 2001 e 2005.

A partir dos resultados, a pesquisa sugere que as autoridades de saúde ampliem o monitoramento das gestantes como grupo de risco de óbito, sobretudo nas epidemias de dengue.

Publicado no Cadernos de Saúde Pública deste mês, o trabalho resultou em um artigo em parceria com o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Sergio Koifman, com o doutorando Adalberto Luiz Miranda Filho e com a representante da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro Valéria Saraceni.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar