11/09/2012
As atividades do aniversário de 58 anos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) prosseguem até quinta-feira (13/9), em Manguinhos. Na manhã desta terça, o destaque foi o lançamento da Política Institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento e do Repositório de Produção Científica da Ensp - iniciativa que consolida as ações já implantadas pela escola desde 2011, numa caminhada rumo à universalização de todo seu material didático.
O acesso livre ao conhecimento tem sido tema de debates na escola, e alguns destes estão disponíveis em vídeos em seu canal no YouTube.
Além do lançamento do repositório, as atividades desta terça-feira incluem leitura de poemas. Na quarta-feira, haverá o lançamento do livro Poetas de Manguinhos III, a apresentação do grupo de idosos do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi) do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e a exibição do documentário Selva de Pedra – a Fortaleza Noiada, sobre o consumo de crack. Na quinta-feira, há a formatura dos alunos dos programas de pós-graduação da escola, além de show do cantor e compositor Pedro Jonathas.
O aniversário da Ensp foi aberto na segunda-feira com a palestra Drogas, políticas públicas e saúde, que teve a participação do cientista político Luiz Eduardo Soares.
Veja a programação completa do aniversário da Ensp.
Mais em outros sítios da Fiocruz