Organizadores: Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Cristiane Pinheiro Lázaro, Hernane Borges de Barros Pereira
Sensibilizar o leitor sobre a adoção e a assimilação de tecnologias de produção, circulação e acesso a informações gerenciais nos sistemas de atenção à saúde: este é o objetivo do livro. Três eixos temáticos compõem a obra: o primeiro aborda as políticas de informação, comunicação e inovação para os sistemas e redes de serviços em saúde; o segundo discute as perspectivas e limitações da política de inovação nos serviços de atenção e no Complexo Industrial da Saúde; e, por fim, o terceiro trata da comunicação organizacional e da difusão de inovações gerenciais em serviços de saúde. Os organizadores desta coletânea defendem que o habitus da interação precisa ser adotado, assimilado e incorporado por e entre sujeitos, organizações e instituições de Estado que promovem ciência, tecnologia, educação, comunicação e inovação no âmbito do SUS. Segundo eles, esforços nesse sentido são fundamentais para assegurar a saúde como um bem inalienável da sociedade.
ESGOTADO | 240 páginas
Acesso livre no SciELO Livros: books.scielo.org/id/6hks3
ISBN: 978-85-232-1111-0. 2014. Coedição: Edufba.
Prefácio
Apresentação
Governança e modelo de gestão da informação e inovação em sistemas e serviços de atenção à saúde
Lei de Acesso: transparência e opacidade dos serviços de atenção à saúde - usos e desusos da informação gerencial
O processo de comunicação e a criação de conteúdos gerenciais nos serviços de atenção à saúde
Os serviços de saúde e a dinâmica de inovação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde
Gestão da inovação em serviços de atenção à saúde
Poliarquia ou hierarquia nas redes de atenção à saúde? Inovação gerencial
As redes e a difusão de inovações
Difusão de conhecimentos e inovações em sistemas e serviços de atenção à saúde
O complexus do conhecimento, inovação e comunicação em serviços de atenção à saúde
Ana Celeste Indolfo: mestre e doutora em ciência da informação; especialista do Arquivo Nacional e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Ana Maria Malik: mestre em administração de empresas e doutora em medicina preventiva; professora e pesquisadora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp/FGV).
Ana Valéria Machado Mendonça: doutora em ciência da informação; coordenadora do Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (Centeias/FS/UnB).
Cristiane Pinheiro Lázaro: nutricionista, especialista em gestão empresarial, mestre e doutoranda em medicina e saúde humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
Francisco José Aragão Pedroza Cunha: mestre em ciência da informação e doutor em difusão do conhecimento; professor do Departamento de Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes: doutora em saúde pública; coordenadora do Observatório de Informação, Tecnologia de Informação e Telessaúde da Escola Nacional de Saúde Pública (ObservIN/Ensp/Fiocruz).
Hernane Borges de Barros Pereira: doutor em engenharia multimídia; professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Laís Silveira Costa: mestre em development studies e doutora em saúde pública; coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa em Inovação em Saúde da Fiocruz.
Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza: mestre em saúde comunitária e doutor em saúde pública; professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Marluce Maria Araújo Assis: mestre e doutora em enfermagem de saúde pública; professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Sonia Maria Fleury Teixeira: mestre em sociologia e doutora em ciência política; professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape/FGV).
Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz
Em acesso livre no SciELO Livros