Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Biomanguinhos conclui segunda etapa para produção de vacina contra meningite C


14/12/2012

Compartilhar:

Fonte: Biomanguinhos / Fiocruz

Para diminuir os casos de meningite C no país, o laboratório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) estuda, há mais de dez anos, a produção da vacina meningocócica C conjugada. Coordenado pela Assessoria Clínica do Instituto, em parceria com o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), o projeto acaba de concluir sua segunda etapa do estudo clínico. A conquista é especial para o Brasil, pois trata-se do primeiro laboratório nacional a alcançar este resultado.

A segunda fase foi finalizada com testagem da imunogenicidade (capacidade protetora) e a reatogenicidade (segurança) da vacina meningocócica C conjugada em 360 crianças saudáveis, moradoras do bairro de Manguinhos e que são atendidas por equipes de Saúde da Família da iniciativa Teias (Território Integrado de Atenção à Saúde) – Escola Manguinhos.

Na terceira etapa, que será concluída em 2013, o imunizante poderá ser aprovado pelas agências reguladoras, para posteriormente ser comercializado. Será mais uma das vacinas produzidas em Biomanguinhos presente no Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que representa a chance de fabricar “em casa” o que era feito por laboratórios estrangeiros.

Atualmente, esta vacina é a única forma de prevenção da meningite, doença que atinge 500 mil pessoas por ano no mundo e causa 50 mil óbitos.

Histórico

Anos 70 - A produção da vacina meningocócica AC, em Biomanguinhos, é realizada a partir de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Mérieux, da França.

Em 2010 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) comunica oficialmente que a vacina contra meningite meningocócica A e C, produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz, em parceria com o Instituto Finlay, de Cuba, é pré-qualificada.

Voltar ao topoVoltar