Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IOC recebe inscrições para congresso internacional sobre tripanosomatídeos


27/01/2015

Por Kadu Cayres/ IOC

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Coleção de Protozoários do IOC promovem, entre os dias 16 e 18 de março, o 1st Trypanosomatid Taxonomy, Evolution, Phylogeny and Biology Meeting – TryTax. O encontro, que será realizado no campus da Fiocruz em Manguinhos, tem como objetivo promover o debate sobre os marcadores e limiares para definição de espécie, gênero e isolados na classe Kinetoplastea, grupo de parasitas responsáveis por graves enfermidades em seres humanos e em outros animais. Os interessados podem se inscrever online até o dia 15 de março. Já o prazo para a submissão de resumos é 23 de fevereiro por meio do email trytax.2015@gmail.com. Todas as conferências serão ministradas em inglês.

De acordo com Claudia Masini d’Avila Levy, coordenadora do evento e curadora da Coleção, o encontro é uma oportunidade de intercâmbio entre especialistas e estudantes para a discussão ampla da temática. “Esta dinâmica favorece a possibilidade de identificação de parcerias e colaborações entre os pesquisadores envolvidos; e por outro lado, propicia aos estudantes de pós-graduação participar de ambiente de discussão sobre os conceitos que envolvem a evolução e taxonomia dos kinetoplastídeos”, comentou. “Os alunos de pós-graduação terão a oportunidade de apresentar pôsteres com os resultados de seus trabalhos de tese e dissertação para um público altamente especializado. Haverá a possibilidade, também, de apresentação oral, mas apenas os melhores trabalhos serão selecionados”, ressaltou Claudia.

Para o evento estão confirmadas a participação dos pesquisadores Julius Lukes, Jan Votypka e Vycheslav Yurchencko, da Czech Academy of Sciences, da República Tcheca; Philippe Grellier, curador da Coleção de Protista, do Museu Nacional de História Natural da França; e Elisa Cupolillo, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC. “Temos nomes importantes da área com presença confirmada. Serão três dias de intensas discussões sobre kinetoplastídeos”, finalizou Cláudia, que também é pesquisadora do Laboratório Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC.

O TryTax conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e Biologia Parasitária do IOC.

Para fazer sua inscrição, preencha o formulário on-line.

Voltar ao topoVoltar