Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fórum lança Sumário Executivo da Ciência Aberta na Fiocruz 2023


27/12/2023

Anne Clinio (VPEIC)

Compartilhar:

A última reunião do Fórum de Ciência Aberta, realizada no dia 13 de dezembro, teve como pauta o balanço das ações realizadas este ano e a identificação das principais ações estratégicas para 2024.

Para apoiar o debate e registrar os principais avanços, foi elaborado o Sumário Executivo da Ciência Aberta na Fiocruz 2023, que sistematiza as ações realizadas neste campo em quatro eixos de atuação: Políticas, Diretrizes e Governança; Iniciativas e Plataformas; Educação; e Redes e Parcerias.  

Confira alguns destaques e faça o download da publicação disponível no Arca:   

Políticas, Diretrizes e Governança  

Educação 

  • Programa de Desenvolvimento de Pessoas Ecossistema da Ciência Aberta - Lançado em setembro de 2023 como uma das principais estratégias de capacitação de trabalhadores da Fiocruz, esta ação está especialmente voltada para apoiar os profissionais selecionados para atuar nos Núcleos de Ciência Aberta (NCA) das unidades técnico-científicas da fundação. Em dezembro, o Programa registrava 59 inscritos de 17 unidades da Fiocruz. Cerca de 70% dos participantes são integrantes de NCAs e 30% são da comunidade Fiocruz, mas sem vínculo com os Núcleos. 

Iniciativas e Plataformas 

Acesso Aberto a Livros Acadêmicos e Universitários 

  • Repositório Institucional Arca - Em 2023, o seu acervo recebeu novos 5.700 documentos, acumulando 59.055 itens e registrando 111.001 downloads somente este ano (dados até 28/11). 
  • Editora Fiocruz - A Coleção Fiocruz no Scielo Livros reúne atualmente cerca de 403 títulos, sendo 60% em Acesso Aberto (242 obras). A editora registra mais de 53 milhões de downloads entre os 119 milhões acumulados na plataforma. 

Gestão, Abertura e Compartilhamento de Dados 

  • Arca Dados - Em 2023, foram criadas 10 comunidades Dataverses (coleções), depositados 10 conjuntos de dados e 77 arquivos, acumulando o total de 739 datasets, 194.613 arquivos e 44.329 downloads. Recebeu o 2o. lugar do Prêmio Transformação Digital 2023 na categoria “Políticas públicas de saúde digital no SUS” na 6ª Feira de Soluções para a Saúde. 

Recursos Educacionais Abertos 

  • Educare - Atualmente, a plataforma disponibiliza mais de mil recursos educacionais abertos.  

Avaliação em CT&I 

  • Observatório em CT&I em Saúde - Em 2023, lançou dois novos indicadores: grupos de pesquisa e fomento do Programa Inova Fiocruz. Iniciou colaboração com a Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas e Vice-diretores de Pesquisa das unidades para classificação da sua produção científica nas áreas de conhecimento do CNPq, com objetivo de orientar uma agenda estratégica de pesquisa. 

Redes e Parcerias 

  • Open Goverment Partnership (OGP) - Em 2023, a Fiocruz participou da oficina de cocriação do 6º Plano de Ação Nacional (2023-2024) com especial interesse no compromisso 3, “Práticas colaborativas para a Ciência e Tecnologia”.

Voltar ao topoVoltar