Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz seleciona profissionais para o Centro Hospitalar


15/04/2020

Claudia Lima / CCS

Compartilhar:

Começou a funcionar um espaço dedicado ao planejamento e à constituição das equipes de gestores do novo Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 - Instituto Nacional de Infectologia, em adiantado estágio de construção. O quarto andar da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), no Campus Manguinhos, foi adaptado para essa finalidade.

Amanhã (16/4), equipes do INI estarão no local para dar início às entrevistas com os candidatos às vagas abertas para o hospital. É a segunda etapa do processo seletivo, iniciado por meio de edital lançado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), em 26/3. Ao todo, se inscreveram 100 mil profissionais para trabalhar no Centro Hospitalar.

Depois da análise de currículo, concluída ontem (14/4), foram chamados para entrevista profissionais de dez categorias da área de saúde. São 243 médicos, 304 enfermeiros, 550 técnicos de enfermagem e 221 fisioterapeutas, entre outros. O Salão Internacional, no quarto andar, e o Auditório Térreo da Ensp também serão usados neste processo, com limitação de acesso de pessoas para evitar aglomerações. O resultado desta fase de seleção será divulgado em 25/4.

O espaço de apoio à gestão vai facilitar o planejamento integrado das ações e agilizar o processo de formação do conjunto das equipes para o Centro Hospitalar, coordenado pela direção do INI. Os processos de capacitação também ocorrerão nesse espaço. O quarto andar da Ensp será preenchido gradativamente por parte da força de trabalho que integrará esse esforço de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Para receber e incorporar os novos profissionais, está sendo criado um ambiente acolhedor, com o objetivo de valorizar a força de trabalho e estimular a integração. Está sendo planejada a instalação de painéis, com fotos, mapas e informações sobre as obras e a Fiocruz, que deem a dimensão da importância e do papel da Fundação neste momento de pandemia. 

Voltar ao topoVoltar