Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa do lançamento do 7º Relatório Luz sobre a Agenda 2030


22/09/2023

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Mais da metade das metas para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil estão em situação de retrocesso. O dado é do VII Relatório Luz sobre a Agenda 2030, que será lançado na próxima segunda-feira (25/9), às 14h, em um evento que tem o apoio e participação da Fiocruz. No evento, realizado em Brasília e com transmissão on-line, o grupo de trabalho da sociedade civil irá debater e apresentar mais dados do documento, que é o único no país a trazer uma análise aprofundada do cumprimento das metas da Agenda 2030 no Brasil.  

 

O evento reunirá membros do GT, do governo e especialistas para debater os desafios e perspectivas para a implementação da Agenda 2030. Na mesa de abertura, por exemplo, participarão representantes do GT da sociedade civil, da frente parlamentar dos ODS, do ministério da Igualdade Racial, das Relações Exteriores e da Secretaria Geral da presidência. 

O coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, Paulo Gadelha, fará comentários sobre a apresentação do bloco 2 do relatório, que é sobre os ODS ligados à Saúde, Educação, Igualdade de Gênero e Cidades Sustentáveis. Confira a programação do evento.  

A edição de 2023 do Relatório Luz foi escrita por 82 especialistas de 41 instituições, que, além da análise dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, ainda produziram mais de 160 recomendações ao Governo.

Retrocessos 

O relatório de 2023 mostra que 102 metas (60,35%) estão em situação de retrocesso, 14 (8,28%) ameaçadas, 16 (9,46%)  estagnadas em relação ao período anterior, 29 (17,1%) com progresso insuficiente, apenas 3 (1,77%) com progresso satisfatório, 4 (2,36%)  delas sem dados suficientes para classificação, sendo que 1 (0,59%) não se aplica ao Brasil.

O documento traz um compilado da situação dos ODS, consolidando um ciclo de retrocessos referente a 2022, com impactos mais profundos sobre as mulheres e meninas, população negra, povos indígenas e grupos sociais historicamente mais vulneráveis, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O relatório destaca os ODS que foram mais afetados pelos retrocessos, apresentando que ao lado do combate à pobreza e erradicação da fome, o avanço do desmatamento e das queimadas bateram uma sucessão de recordes.

Apoio técnico 

No dia 19 de agosto, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o Decreto nº 11.704/2023, que institui a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Fiocruz vem acompanhando e apoiando as ações do GT da Agenda 2030 e é parte do assessoramento técnico da comissão, ao lado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serviço:

O evento de lançamento do VII Relatório Luz será no auditório do anexo I da Secretaria Geral da Presidência da República, em Brasília, e terá representantes de ministérios e da sociedade civil. A transmissão online será na página do GT da Agenda 2030 no YouTube

*Com informações do GT da Agenda 2030 Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar