Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro para validação de plantas medicinais acontece na quinta (1/9)

Convite do evento

29/08/2016

Por Denise Monteiro - Farmanguinhos/Fiocruz

Compartilhar:

O Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos convida para o Encontro de Validação do Conhecimento Popular de Plantas Medicinais que acontecerá em 01/09/16, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no município de Prado, no Sul da Bahia.

O Encontro é resultado do projeto Saúde e Plantas Medicinais em Sistema Produtivo Agrecológico no Extremo Sul da Bahia, desenvolvido pelo NGBS. O projeto atende aproximadamente mil famílias, assentadas em cinco fazendas, que pertencem a Fibria, distribuídas nos municípios de Prado, Alcobaça e Teixeira de Freitas.

Durante o Encontro de Validação do Conhecimento Popular de Plantas Medicinais serão compartilhadas e validadas 132 plantas, escolhidas durante os encontros realizados nas comunidades que fazem parte do projeto, a partir de uma lista geral construída pelos 180 Sábios Guardiões do Conhecimento, no Levantamento Etnobotânico.

A lista geral de plantas medicinais da região do Extremo Sul da Bahia, validada no Encontro Geral, irá compor os hortos comunitários e a área demonstrativa da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto.

Segundo a gestora do projeto, a bióloga Sandra Magalhães Fraga, o Encontrão será um momento de confraternização, promoção e socialização das escolhas e experiências das comunidades do extremo Sul da Bahia, sobre o uso das plantas medicinais.

Voltar ao topoVoltar