Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IOC promove Pós-Graduação em Vigilância e Controle de Vetores em Minas Gerais


09/04/2024

Por: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Com o objetivo de expandir a formação de profissionais qualificados para o exercício de atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos técnicos nas áreas de ‘Vigilância de Vetores’ e ‘Controle/Manejo Integrado de Vetores’, como moluscos, carrapatos e outros insetos, o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) iniciará uma turma do curso de mestrado profissional no estado de Minas Gerais. 

Chamado de Mestrado Interinstitucional (Minter), a ação é coordenada pela Pós de Vetores em cooperação com a Fiocruz Minas. A iniciativa é viabilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do programa ‘Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI)’ da pasta. 

O mestrado é direcionado a pessoas com nível superior completo e que atuam profissionalmente em Minas Gerais, em especial, no serviço público de saúde, na área de vigilância e controle de vetores. Serão oferecidas até 10 vagas e as inscrições podem ser realizadas até 29 de abril, por meio do Sistema Integrado de Ensino da Fiocruz. Confira a chamada de seleção. 

O início das aulas está previsto para agosto desse ano. Serão ofertadas oito disciplinas obrigatórias, sendo seis remotas e duas presenciais, com aulas na sede da Fundação no estado mineiro. O curso terá duração de 24 meses.  

A coordenadora do programa de Vigilância e Controle de Vetores do IOC, Daniele Castro, explica que a motivação de levar o mestrado para Minas é oriunda da grande demanda que a unidade da Fiocruz no estado recebe para formação de profissionais na área, principalmente via Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MG). 

"A Fiocruz Minas possui docentes com grande experiência em vigilância e controle de vetores. Além disso, alguns pesquisadores de lá já fazem parte do quadro de docentes do nosso programa. Essa colaboração além de fortalecer a formação de profissionais vai fortalecer projetos de pesquisa de colaboração entre as instituições, com o propósito de desenvolver produtos técnicos aplicados aos serviços de saúde na área”, frisou a coordenadora. 

Criado em 2017, o Programa do IOC já nasceu grande: foi conceituado pela Capes com conceito 3, nunca escala que vai de 1 e 5. Após a primeira avaliação da entidade passou para a nota 4. E apenas sete anos após a criação, tem aprovado seu primeiro Minter, o que demonstra reconhecimento da qualidade do curso e dos profissionais envolvidos. 

"Temos a perspectiva de fazer parcerias com instituições de diversas partes do país para favorecer regiões distantes dos grandes centros de pesquisa e ensino, e assim colaborar para a formação de profissionais na área de vetores em todo território nacional”, completou Daniele. 

Na Fiocruz Minas, o Minter é coordenado pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Unidade, Rita de Cássia Moreira de Souza.

Voltar ao topoVoltar