Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Icict/Fiocruz lança selo comemorativo dos 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz


05/04/2024

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:


O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lança, em abril de 2024, o selo comemorativo dos 10 anos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Com o intuito de garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral da obra intelectual produzida pela Fundação, a Política foi institucionalizada em 2014, reforçando o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento e do acesso à informação científica.

Arca - Repositório Institucional da Fiocruz, iniciativa coordenada pelo Icict, é o principal instrumento de realização da Política, atendendo ao objetivo de reunir, hospedar, preservar, tornar disponível e dar visibilidade à produção científica da Fiocruz. Ao longo de uma década, a Fiocruz consolidou a sua adesão ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento, que conta com o apoio de inúmeras universidades e institutos internacionais.

Alinhada também às iniciativas e esforços de Integridade em Pesquisa, a Política também vem contribuindo para fortalecer os mecanismos de preservação da memória institucional e aumentar o acesso e o impacto da produção intelectual da Fiocruz.

O selo é uma das marcas que celebra uma década da Política de Acesso Aberto, que vem promovendo e fortalecendo a disseminação, a acessibilidade e a visibilidade do conhecimento gerado na Fundação. Eventos, debates, estratégias de comunicação, peças visuais e outras ações serão amplamente disseminados ao longo de 2024 para marcar as comemorações do aniversário da Política. 

A ação é voltada para o público interno da Fiocruz: suas unidades, assessorias de comunicação, projetos e programas interinstitucionais. O uso e adesão desse material é livre e gratuito e o Icict estimula sua adoção e aplicação por todos que, de alguma forma, atuam com as diversas iniciativas de ciência aberta. 

Neste ano tão importante para a Política de Acesso Aberto da Fiocruz, convidamos todas as instâncias da Fundação a fazer uso do selo!

Clique nos links para fazer o download gratuito dos arquivos:

➡️ Acesse aqui o manual de aplicação do selo comemorativo

➡️ Acesse aqui a versão do selo comemorativo em formato .pdf (colorido)

➡️ Acesse aqui a versão do selo em formato .pdf (preto e branco)

➡️ Acesse aqui a versão do selo em formato .tif (preto e branco)

➡️ Acesse aqui o pacote com as versões do selo em formato .jpg e .png (colorido e P&B)

➡️ Acesse aqui o pacote com as versões do selo em formato .svg (colorido e P&B)

Voltar ao topoVoltar