Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica promove Sarau Saúde em Cena (6/4)


03/04/2024

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

No próximo sábado (6/4), a Fiocruz Mata Atlântica (FMA) abre as portas para as comunidades do território da Colônia Juliano Moreira (CJM) e entorno, na zona Oeste do Rio de Janeiro, para a 2ª edição do Sarau: Saúde em Cena. A ação promovida tem como objetivo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em territórios com vulnerabilidade social, com o enfrentamento das iniquidades em saúde para a melhoria dos Determinantes Sociais da Saúde locais. Esse evento contará com ações integradas, intersetoriais e territorializadas em parceria com os dispositivos de saúde, assistência social, educação, cultura e incentivo à participação das comunidades locais nos processos construtivos.

“É um dia de fortalecimento das ações territorializadas e da rede de apoio em saúde, com a integração das instituições parceiras e das comunidades locais para a Promoção da Saúde e geração de renda no território. Estas ações também visam promover uma relação de reconhecimento, de resiliência do SUS e de suas ressonâncias em saúde, com os viventes do evento, proporcionando articulações comunitárias e protagonismos coletivos neste território", explica a coordenadora de Saúde Humana da Fiocruz Mata Atlântica, Isabel Bonna.

Isabel comenta que o Sarau foi estruturado com as mais diversas expressões do território, seja cultural ou de seus serviços, e destaca em sua composição as atividades culturais como ferramentas importantes de Promoção da Saúde e que podem articular trocas entre seus atores, como o Palco Cultural e o Espaço Literário. Nesse ano, o convidado externo é o BatucaVidi, formado por jovens do Vidigal, que trará sua história/experiência como possibilidade de mobilização para jovens do nosso território. As outras atrações culturais, bem emblemáticas do território, são: o Bloco Império Colonial do Museu Bispo do Rosário – Arte Contemporânea, que reúne os diversos serviços de saúde mental da Colônia e das comunidades vizinhas ao Museu mostrando sua arte; a Contadeira de Histórias, Luciliane Tomé, com a lenda O Gigante da Pedra Branca; o Caipirando, grupo de violeiros de Jacarepaguá; e o ABC Capoeira.

"Além das atrações culturais, teremos a geração de renda com alimentação, com produtos da agricultura familiar e/ou produzidos no território, e com artesanatos. Os serviços contaram com participações, científicas e lúdicas com temas de saúde, de vários parceiros da Fiocruz, como Ciência na Estrada e dos serviços dos dispositivos atuantes no território como o Cras Machado de Assis, o Conselho Tutelar local, a Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário, o Movimento Morhan, o Sesc, a Compactor entre outros. Essa ação é coordenada pela Fiocruz Mata Atlântica e conta com a participação de todos os Escritórios Técnicos da FMA”, afirma Isabel. 

No Pavilhão Olympio da Fonseca (antigo Pavilhão Agrícola), o evento é gratuito, das 10h às 16h, e aberto ao público de todas as idades. O campus da FMA possui estrutura física que valoriza a participação de PcD.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar