Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Webinar Fio-Mucosa expõe o potencial das células T de memória


27/03/2024

Elisandra Galvão (VPPCB/Fiocruz)

Compartilhar:

Estudos têm mostrado que as populações mais pobres, tanto em algumas localidades dos Estados Unidos como em partes da África, da Ásia central e meridional e de países em desenvolvimento, vivenciam uma realidade mais preocupante para determinadas doenças. Além disso, as vacinas em populações subnutridas têm sua eficácia reduzida. Brian Sheridan, da Universidade de Stone Brook (Nova York), comentou esse cenário e destacou o caso estadunidense, onde cerca de 48 milhões de pessoas contraem doenças causadas por agentes que afetam o intestino. Ele ministrou a palestra Sem intestinos, sem glória: células T de memória residentes nos tecidos da mucosa intestinal, no Webinar Fio-Mucosa, realizado no dia 28 de fevereiro.

Sheridan abordou questões como a facilidade que os organismos infecciosos têm para se instalar no sistema digestório, principalmente no intestino. Ele mostrou como as células T de memória têm um papel importante para a imunidade contra agentes infecciosos gastrointestinais e tumores. Também observou que há lacunas no entendimento do mecanismo molecular que promove as células T de memória em diversas populações. Um dos objetivos de sua pesquisa é desenvolver estratégias vacinais que potencializem essas células contra a invasão daqueles organismos ou a evolução de tumores.   

Uma das evidências relevantes do seu trabalho foi a constatação de que células T de memória do intestino constribuem para o desenvolvimento de uma vacina universal contra agentes gastrointestinais e tumores, ou para conter inflamações intestinais.

O evento, organizado pelo Programa de Pesquisa Translacional da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, foi mediado por Ana Maria Caetano (Ministério da Saúde e UFMG) e Pablo Romagnoli (Instituto Universitário de Ciências Biomédicas de Córdoba – Argentina). A rede Fio-Mucosa da Fundação promove seminários virtuais para divulgar e aprofundar os conhecimentos em mucosa e fortalecer a integração de seus membros.

Assista o webinar completo no YouTube da Fiocruz.

 

 

 

 

Voltar ao topoVoltar