Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate sistemas e coberturas universais de saúde


18/03/2024

Camila De' Carli (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Sistemas universais e cobertura universal de saúde: o direito universal ao acesso aos serviços de saúde são o tema dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) desta quarta-feira (20/3), das 10h às 13h. O debate, que será mediado pelo coordenador do projeto Saúde Amanhã-Fiocruz, José Carvalho de Noronha, trará os casos de Brasil, Índia, México e Espanha. 

 

"Nosso primeiro seminário foi sobre a agenda da saúde global. O segundo seminário tratou a questão da transição demográfica e da transição epidemiológica. E agora vamos discutir a forma como as sociedades se organizam para enfrentar a questão demográfica e epidemiológica que vimos no seminário anterior", explicou o coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss. Os webinários do Cris/Fiocruz são quinzenais.

O caso brasileiro será apresentado pela pesquisadora sênior Ligia Giovanella, do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), com foco na atenção primária à saúde. A experiência indiana será trazida por Sundararaman Thiagarajan, professor adjunto da Escola Internacional de Saúde Pública Jipmer, Puducherry. Questões sobre o sistema de saúde mexicano serão trazidas por Carolina Tetelboin, do Departamento de Atenção à Saúde da Universidade Autônoma do México, enquanto pela Espanha participará José Ramón Repullo, professor emérito da Escola Nacional de Saúde do Instituto de Saúde Carlos III. 

O debate também contará com a presença do pesquisador sênior da Fiocruz Leonardo Mattos, que integra o projeto Saúde Amanhã e falará sobre a Cobertura universal só com sistemas universais. 

Durante o evento, será lançado o selo que marca os 15 anos de criação do Cris/Fiocruz e os 10 anos de seu reconhecimento como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) na área de diplomacia da saúde. 

A transmissão terá tradução simultânea para inglês e espanhol.

Em português:

 

Em inglês:

 

Em espanhol:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar