Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Professor do Canadá apresenta na Fiocruz pesquisa sobre campos eletromagnéticos no tratamento de doenças


27/03/2024

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

No último dia 20 de março, a Fiocruz recebeu o renomado professor Jack A. Tuszynski, da Universidade de Alberta, Canadá, e do Instituto Politécnico de Turim, Itália, para uma aula online especial sobre estrutura celular em modelagem computacional. 

Na apresentação, intitulada "Medição e Modelagem de Propriedades Eletrocondutivas e Quânticas de Filamentos de Proteínas Citoesqueléticas Expostos a Campos Eletromagnéticos", o professor compartilhou resultados de suas pesquisas sobre modelagem computacional aplicada à saúde. O evento foi organizado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), em colaboração com o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC/Fiocruz) e a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC), e foi realizado via plataforma Zoom, com transmissão ao vivo disponível no YouTube da VideoSaúde Distribuidora.

Uso de campos eletromagnéticos no tratamento de doenças

Durante a palestra, Jack abordou o uso de emissões eletromagnéticas no tratamento de doenças, com foco especial no câncer. Ele destacou como campos elétricos, especificamente os Campos de Tratamento de Tumores  (TTFields, uma tecnologia usada pela empresa Novocure, que apoia o pesquisador), pode interferir nos processos intracelulares, como a divisão celular, para retardar ou interromper o crescimento tumoral. Especificamente, os TTFields alteram os microtúbulos, estruturas essenciais para a divisão celular, o que induz a parada do ciclo celular e leva as células cancerígenas à morte.

Tuszynski também apresentou alguns resultados computacionais e o uso de tecnologias como AutEMsys(TM), que podem induzir campos eletromagnéticos não térmicos e seguros no corpo humano, demonstrando o potencial dessa abordagem para oferecer terapias mais eficazes e menos invasivas às pessoas.

Para explorar o tema, assista à palestra completa no YouTube da VideoSaúde Distribuidora.
 

Voltar ao topoVoltar