Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mais de 400 inscritos para curso de Libras para trabalhadores da Fiocruz; veja resultado


01/03/2024

Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, ligado à Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, divulga lista de trabalhadores, bolsistas e terceirizados sorteados para integrarem a turma do Curso de Libras Básico 1. A formação em Linguagem Brasileira de Sinais acontecerá online nas terças de manhã a partir de 12/3 durante o primeiro semestre deste ano e contará com 34 alunos. A seleção é resultado de um sorteio realizado publicamente na última quinta-feira, 29/2, pela manhã pela Plataforma Zoom.

"Ficamos surpresos e felizes com a quantidade de inscrições. Isso demostra que os profissionais da Fiocruz estão dispostos ao aprendizado da Libras e com desejo de tornar a instituição e o ambiente de trabalho mais inclusivo. Infelizmente não conseguiremos atender toda demanda, mas pretendemos continuar com a iniciativa no próximo semestre e próximos anos", disse Luciane Ferrareto, coordenadora do projeto.

Em 10 dias de inscrição, os cursos básicos 1 e 2 dedicados aos trabalhadores ouvintes da Fiocruz receberam 440 indicações de interesse. O número é o maior já registrado desde 2019, quando o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda da Cooperação Social passou a oferecer formações deste tipo. Todos os 34 interessados para o curso Básico 2 tiveram suas inscrições homologadas. Já o Básico 1 recebeu 406 inscrições e os estudantes que acompanharão o curso precisaram passar pelo sorteio porque a coordenação do curso avaliou como injusto o critério de ordem de cadastro e também por inconsistências na coleta de dados pelo formulário utilizado.

Veja abaixo a lista de pessoas selecionadas para o curso básico 1. Todas as pessoas selecionadas devem entrar em contato com o professor para confirmação de inscrição: dinizruan.sousa@gmail.com.
Alexandra Silva da Paixão Doroteu
Alexssandra Rodrigues do Passo
Amanda de Azevedo Maciel
Angelica Barros de Paiva
Camilla da Silva Bordallo
Claudia Franco de Araujo
David Luiz Barbosa de Souza
Elizabete Barboza Fraga Viana
Fernanda do Nascimento Maia
Francisco da Fonseca Quaranta
Gabriela Dutra Mello
Gabriela Monteiro Habl
Gabrielle Gomes da Silva
Geisa Francisco da Silva
Giovanna Verra Sousa
Jackeline Campos
Jessica Katyane de Arruda Santos
Juliana Cardoso Maul
Karla Rodrigues Gregorio
Keila Antunes Alves de Araujo
Laís Sousa Jannuzzi
Lara Areias do Nascimento
Lucas Ribeiro Monteiro
Lucimar Santos Salgado
Martha Vieira Rodrigues
Michele Gomes de Noronha
Muza Clara Chaves Velasques
Renata da Da Santana de Souza
Rosemeire Souza dos Santos
Shalomy Regina Couto Soares
Simone de Castro Pessôa
Simone de Oliveira Mendes
Stefany Aparecida Santos de Carvalho do Carmo
Victor Ortega Junqueira Zanon

Suplentes
Caso os 34 primeiros sorteados não entrem em contato ou não sejam encontrados e as vagas não sejam definitivamente preenchidas, há uma lista de 10 suplentes por ordem de sorteio

Claudia Valeria Fonseca da Costa Santamarina
carolinccm@gmail.com
Janaina Oliveira da Silva
André Souza dos Santos
Gilson Silveira Junior
Karen de Oliveira Eugenio
José Rafael Cutrim Costa
Edilânia Maciel Santana
Leila Maria da Silva André
Bárbara Aires de Oliveira

Sobre o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda
Tem como objetivo promover a inserção de trabalhadores surdos nas dependências da Fiocruz através de postos de trabalho e processos formativos. Em funcionamento desde 1994, conta hoje com 110 trabalhadores surdos, exercendo suas atividades em diversas unidades da instituição. O projeto é coordenado pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, desenvolvido em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) e a ONG Centro de Vida Independente (CVI-Rio), e conta com equipe formada por socióloga, assistente social, psicóloga e intérprete de Libras.
 

Voltar ao topoVoltar