Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Quero + Folia no Museu leva programação pós-carnavalesca para a Fiocruz


23/02/2024

COC/Fiocruz

Compartilhar:

Um dia com muita festa, folia e brincadeiras vai tomar o Museu da Vida Fiocruz, logo após o Carnaval. No próximo sábado (24/2), das 10 às 16h, atração musical, atividades externas, oficinas, exposições e teatro dão o tom do Quero + Folia no Museu, um evento que vai abrir as portas da instituição no Rio de Janeiro e de seus famosos castelo e pirâmide para toda a família com ações lúdicas e gratuitas. A programação completa está no site do Museu da Vida Fiocruz.

 

“Decidimos inovar esse ano e realizar um evento após o carnaval, trazendo para o nosso público o Quero + Folia no Museu”, explica Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida da Fiocruz. “O Carnaval é a manifestação cultural mais importante do nosso país. Queremos unir saúde, ciência e festa, oferecendo aos visitantes diversas atividades”, conclui.

O destaque do dia fica por conta do Cortejinho por Um Dia. O projeto, voltado para crianças de 6 a 12 anos, visa construir junto aos pequenos uma proposta coletiva de cortejo carnavalesco tocado e brincado. A equipe presente dará ferramentas para o desenvolvimento de um bloco de rua dentro do evento, através de oficinas de educação percussiva e  de história dos ritmos afro-brasileiros. As crianças terão contato com instrumentos percussivos e farão a reprodução coletiva dos ritmos tocados no carnaval de rua carioca. 

Na iniciativa, os participantes vão conferir brincadeiras populares em que as crianças aprendem a cantar cantigas do ritmo afro-brasileiro trabalhado, ao mesmo tempo em que tocam essas músicas e performatizam alguns aspectos que compõem as manifestações e bailados. Tudo isso vem acompanhado por um momento de fantasia e estímulo à imaginação através de contação de história acerca do ritmo.

O repertório é composto por ritmos como o funk, o maculelê, o ijexá,  o baião, a marchinha, o maracatu, o samba, o samba-reggae, o galope, entre outros.  A finalidade é proporcionar entretenimento formativo, apresentando às crianças a possibilidade de aprenderem elementos básicos das musicalidades de rua, e histórias de nossas identidades afroindígenas.

A programação do evento Quero + Folia no Museu inclui ainda a visita ao Castelo da Fiocruz e às exposições do Museu da Vida Fiocruz, além de uma Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas. Na parte da tarde, a peça É o Fim da Picada também promete divertir e sensibilizar o público para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue.

Voltar ao topoVoltar