Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Será realizado sorteio para Curso de Libras Básico 1 para trabalhadores da Fiocruz


06/02/2024

Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Mais de 406 pessoas se inscreveram para fazer o Curso de Libras oferecido pela Coordenação de Cooperação Social (CSSP) para trabalhadores, pesquisadores e terceirizados que atuam na Fiocruz. No entanto, por inconsistências na exportação dos dados do formulário usado para coletar informações das pessoas interessadas em fazer parte do Curso Básico 1 de Libras, o processo seletivo precisou ser alterado e será feito por sorteio – e não por ordem de inscrição como previsto.

A seleção acontecerá no dia 29/2, às 9h, em sorteio online público por meio da plataforma Zoom (disponível neste link) e o resultado será divulgado na página da Cooperação Social no Portal Fiocruz. As aulas foram postergadas e serão iniciadas em 12/3.

A CSSP, por meio do Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, celebra o interesse crescente da comunidade da Fiocruz em práticas de inclusão dos profissionais surdos e se programa para seguir disponibilizando o curso nos próximos semestres. Desde 2019 a Cooperação Social da Presidência oferece curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico aos trabalhadores ouvintes da Fiocruz. O curso é gratuito, com emissão de certificado.

"Os cursos fazem parte de uma estratégia de aproximação entre trabalhadores ouvintes e surdos facilitando a comunicação entre eles. Com isso é possível criar espaços de trabalho mais acessíveis e promover trocas de experiências entre a comunidade surda e ouvinte", disse Luciane Ferrareto, coordenadora do projeto, sobre a iniciativa que completa cinco anos em 2024.

As aulas compõem um curso de nível básico, com uma introdução à Libras, incluindo principalmente uma comunicação do dia a dia, que facilite a relação entre ouvintes e pessoas surdas. Além disso, são abordados conteúdos sobre a surdez, que apoiam o entendimento de quem não vive essa experiência.

As formações em Libras não são as únicas iniciativas do projeto na Fiocruz. Suas ações estimulam ajustes que permitam à pessoa surda alcançar autonomia e independência para trabalhar. Assim, para promover acessibilidade, o projeto garante a presença de intérprete de Libras em eventos da Fiocruz; cursos de formação profissional e ciclos de formação cidadã para pessoas surdas desenvolvidos em parceria com outras instituições; além da participação junto ao Comitê da Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Sobre o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda

Tem como objetivo promover a inserção de trabalhadores surdos nas dependências da Fiocruz através de postos de trabalho e processos formativos. Em funcionamento desde 1994, conta hoje com 110 trabalhadores surdos, exercendo suas atividades em diversas unidades da instituição. O projeto é coordenado pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, desenvolvido em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) e a ONG Centro de Vida Independente (CVI-Rio), e conta com equipe formada por socióloga, assistente social, psicóloga e intérprete de Libras.

Voltar ao topoVoltar